ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Máquina integra sistemas de secagem estática e rotativa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2018

1 MIN DE LEITURA

1
1

A secagem é uma etapa importante da cadeia de procedimentos que compõem o que se chama de pós-colheita do café, pois é decisiva para a preservação ou a interferência nos atributos de qualidade dos grãos colhidos. No Brasil, existem dois sistemas majoritariamente adotados pelos cafeicultores nessa fase: o estático e o rotativo.

A secagem estática pode ser feita de modo manual, com o espalhamento dos grãos em terreiro no solo ou de forma suspensa, ou mecanizada, por meio de um secador de caixa, que consiste de um reservatório aquecido por meio de uma fornalha para acelerar a secagem. Tem como principal vantagem a dispensa da mão-de-obra no terreiro.

Já a secagem rotativa acontece em um secador que dispõe de um cilindro que gira em torno de seu próprio eixo enquanto recebe calor do forno. De acordo com Reymar Coutinho de Andrade, da empresa Pinhalense Máquinas Agrícolas, rotacionando o café, o equipamento proporciona uma secagem mais rápida e uniforme e essa uniformidade contribui sensivelmente para a manutenção da qualidade dos grãos. O secador rotativo proporciona uma qualidade ao processo de secagem que o estático não atinge.

Reymar disse que há produtores de café que perceberam essa diferença e passaram a fazer meia secagem no estático e meia no rotativo. A Pinhalense propõe a integração dos sistemas de secagem em um único equipamento. “A medida traz benefícios tanto a cafeicultores inclinados a investir em um secador estático porque querem eliminar a necessidade do terreiro quanto a quem deseja adquirir um secador rotativo para obter um resultado melhor em termos de qualidade”, explica Reymar.

O novo secador será apresentado na 21ª Expocafé, feira de cafeicultura que será realizada entre os dias 16 e 18 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas (MG).

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HUGO VÉLEZ MONTES

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/05/2018

Guatemala tiene mucha experiencia en el secado de café con secadoras rotativas,se les llama Guardiola y a la secadora estática se le llama silo con gusto les puedo dar alguna información

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures