ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Mapeamento do parque cafeeiro de MG é destaque da Expocafé 2018

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2018

1
1

Este ano, a Emater-MG participará novamente da Expocafé, feira promovida pela Empresa de Pesquisa e Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que acontece de 16 a 18 de maio, em Três Pontas, Sul de Minas Gerais.

Com diversas atividades e apresentações de novas tecnologias, um dos destaques desta edição é a apresentação do parque cafeeiro de Minas Gerais, que foi concluído este ano. No estado, o mapeamento dos cafezais começou em 2016 e terminou em março de 2018.

O processo contou com levantamento da área plantada em 451 municípios produtores de café através do uso de imagens de satélite. Foram recolhidas informações precisas sobre o tamanho e a distribuição geográfica da produção de café no estado.

Validados em campo por extensionistas da Emater-MG, os dados serão disponibilizados por meio do Geoportal do Café. A plataforma reunirá dados socioeconômicos para subsidiar políticas públicas e investimentos privados de toda a cadeia produtiva do setor.

“Com o aperfeiçoamento da metodologia de mapeamento e a agregação de outras informações, como a recorrência de doenças, pragas e eventos climáticos, será cada vez mais possível obter informações qualificadas para aprimoramento da gestão do setor cafeeiro”, disse Edson Logato, coordenador estadual de Planejamento e Gestão da Emater-MG.

A ação é do Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Empresa de Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Fundação João Pinheiro. Conta ainda com a parceria da Companhia Nacional de Abastecimento e Embrapa.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FABIANO DA SILVA PEREIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 18/05/2018

É de suma importância tal mapeamento. Pois de mão desses dados,: Quem são ? Onde estão os maiores e melhores produtores de café ? Onde estão os maiores volumes de café para exportação ? Como funciona a cadeia cafeicultora ? E assim por diante. Conhecer a fundo o mercado, seus detalhes são essenciais para se chegar ao "estado da arte do conhecimento" sobre o setor.