Fórum de Mercado e Política de Café marca abertura da colheita no Cerrado Mineiro

Painel reuniu a economista do Bradesco, Regina Helena Couto Silva; o presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) e o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC).

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Da redação

O Dia Nacional do Café, 24 de maio, foi comemorado em Patrocínio, na Região do Cerrado Mineiro. A Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio e Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado - promoveram atividades direcionadas a cafeicultores e colaboradores de fazendas, dentro da nova unidade de armazenamento de café da cooperativa.

Foto: Acarpa/ Divulgação


Pela manhã, aconteceu o tradicional Fórum de Mercado e Política de Café. Marcelo Queiroz, presidente da Acarpa; Glaucio de Castro, vice-presidente da Expocaccer; Francisco Sérgio de Assis, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e o vice-prefeito de Patrocínio, Roberto Queiroz do Nascimento saudaram os presentes destacando a importância econômica e social do agronegócio café para região.

Em seguida, o painel soluções e perspectivas para o agronegócio café reuniu a economista do Bradesco, Regina Helena Couto Silva; o presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Nelson Carvalhaes e o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado federal Silas Brasileiro. Para o presidente da Acarpa, os palestrantes trouxeram falas animadoras para o setor. “Teremos uma safra, segundo a Conab, de 49,7 milhões de sacas, abaixo das previsões anteriores. O Brasil e o mundo querem beber cafés de qualidade e, nesta safra poderemos ter um resultado superior ao de 2015. Vamos então trabalhar para garantir esta qualidade desejada e assim conseguirmos uma remuneração melhor do mercado”, concluiu Marcelo Queiroz.

Foto: Acarpa/ Divulgação


Quem esteve no evento pôde também visitar o Balcão de Negócios com empresas participantes dos segmentos de insumos e máquinas agrícolas. No período da tarde aconteceram os workshops do Programa de Qualidade Contínua da Expocaccer, os participantes foram divididos em grupos que percorreram estações com temas diversos. Profissionais da Expocaccer de diversas áreas e parceiros conduziram as palestras e esclareceram dúvidas.

Os participantes tiveram a oportunidade de escolher qual dos dois workshops participar, sendo um de “Qualidade Contínua”, que contou com as estações sobre: como fazer um café campeão; classificação e defeitos; novas tecnologias na secagem e armazenamento; degustação; estimativa de safra 2016 segundo dados do Projeto Educampo Sebrae e certificação e sustentabilidade e o outro workshop “Regulagem de máquinas agrícolas”, na qual abordou sobre regulagem de máquina de benefício, colheita e regulagens via úmida. Segundo a Acarpa, foram capacitadas aproximadamente 300 pessoas dentre produtores, colaboradores das fazendas, estudantes dentre outros.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.