ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportação do café brasileiro cai 34,7% quando comparado ao ano passado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/06/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Dados apresentados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, a Cecafé, apontam que em maio deste ano o Brasil exportou um total de 1,7 milhão de sacas de café, com receita cambial de US$ 258,6 milhões. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 34,7%, o que reflete o momento da entressafra da produção, aliado aos impactos da greve dos caminhoneiros e das manifestações de diversos setores que ocorreu ao longo do mês. Quando comparado a abril, a queda foi de 28,3%.

 O café arábica se mantém na liderança de café exportado, representando um total de 83,5% do volume, seguido pelo solúvel com 13,7% e o robusta com 2,7%.

Já de janeiro a maio de 2018, o Brasil registrou um total de 11.989.057 sacas exportadas, uma queda de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita cambial também teve declínio, alcançando US$ 1,88 bilhão. Já o volume de exportação de café robusta cresceu 114,5% em relação ao mesmo período de 2017.

O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, afirma que no mês de maio foi evidenciada a menor oferta para a exportação, como já previsto devido ao período de entressafra. “Além disso, com os protestos e a greve dos caminhoneiros, o volume foi ainda menor, pois deixamos de embarcar entre 400 a 500 mil sacas neste mês. Com a estimativa de que teremos uma safra recorde de café para o próximo ano cafeeiro, que oficialmente se iniciará em julho, o Cecafé espera recuperação dos volumes exportados”.

Quem compra
Estados Unidos (17,4%), Alemanha (16%), Itália (10,1%) foram os países que mais consumiram o café brasileiro no início deste ano. Na sequência estão Japão (7,3%), Bélgica (5,5%), Turquia (3,1%), Federação Russa (2,8%), França (2,7%), Canadá (2,7%) e Reino Unido (2,6%).

Comparado ao ano civil de 2017, Canadá e Reino Unido foram os países que apresentaram maior crescimento no consumo de café brasileiro com aumento de 4,28% e 26,24%, respectivamente.

As informações são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, a Cecafé

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures