Estudo aponta: café pode melhorar o humor

Pesquisadora relata que a bebida pode ajudar pessoas com depressão e ansiedade.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que os efeitos do café sobre o humor das pessoas é, em geral, positivo. Géraldine Coppin, pesquisadora sênior e palestrante da Universidade de Genebra do Centro Suíço para Ciências Afetivas, foi quem concluiu a revisão dos resultados. “Pesquisas atuais nesta área sugerem algumas descobertas interessantes, não somente dentro de uma população saudável, mas também em pessoas com depressão”, pontuou.

Coppin estuda a psicologia e as neurociências da percepção quimiossensorial e da ingestão de alimentos. Segundo ela, a pesquisa sugeriu que o consumo repetido de 75 miligramas de cafeína (o equivalente a aproximadamente uma xícara de café) a cada quatro horas, pode resultar em uma melhora no humor ao longo do dia. Doses baixas a moderadas de cafeína (cerca de duas a cinco xícaras de café por dia) podem resultar em uma melhora no ânimo e redução da ansiedade.

No entanto, nem todas as notícias são boas. Altas doses ingeridas de cafeína podem aumentar a tensão, o nervosismo, a ansiedade e a agitação. “A extensa pesquisa aponta que o consumo de cafeína pode ser associado a uma gama de efeitos fisiológicos reversíveis em ambos os níveis de ingestão. O que sugere que, na realidade, a ingestão de cafeína pode não ter efeito significativo ou duradouro sobre a saúde”, disse.

Coppin prossegue dizendo que: “o estudo sugere que a cafeína pode ajudar a limitar a depressão e melhorar a atenção e o alerta. Por exemplo, uma análise de 2016, com um total de 346.913 indivíduos e 8.146 casos de depressão, considerou as bases de resposta e viu uma curva em forma de J, com o efeito benéfico relatado para até cerca de 300 miligramas de cafeína (o equivalente a aproximadamente quatro xícaras de café) por dia”.

A pesquisa inclui a investigação comportamental e correlatos neurais de preferências alimentares e escolhas em indivíduos saudáveis, bem como em populações clínicas.

As conclusões da revisão também foram colocadas em um vídeo animado, podendo ser encontrado no link: https://www.youtube.com/watch?v=9hgoP_YKR6E&feature=youtu.be.


As informações são do http://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

FERNANDO ANTONIO FACANHA DE MOURA
FERNANDO ANTONIO FACANHA DE MOURA

FORTALEZA - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 04/10/2021

Oii, parabens pelo conteúdo! Li duas vezes hahaha
eu tenho uma dúvida, essa ingestão de até 4 xícaras por dia, é referente a quantos ml? seria uma xícara de expresso ou de um café coado?

eu particularmente tomo uma xícara de café coado, deve ter uns 250 ml. Isso quatro vezes ao dia dá 1 litro de café hahaha.