ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Enleirador "aranha" pode ser usado no acerto de terreno e capina no pós-plantio de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/11/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Testes efetuados em campo, em lavoura de café no pós-plantio, mostraram que o equipamento varredor/enleirador de café modelo “aranha” se adapta ao trabalho de acerto do terreno após o plantio das mudas e, também, elimina o mato novo que cresce numa faixa próxima à linha de plantas. 

O enleirador de café da empresa SWZ, modelo A 1305, conhecido como “aranha”, opera acoplado ao terceiro ponto do trator e é acionado por um sistema hidráulico. Seu uso normal é para enleirar o café de varrição, através de um rastelo giratório e auxílio de um sistema de ar. Ele enleira os frutos e o material orgânico no meio da rua para serem recolhidos e separados pela recolheitadeira. Dois outros serviços podem ser feitos pelo enleirador: na pré-colheita, no trabalho de limpeza e arruação do terreno, e, depois da colheita, na esparramação do cisco. 

A utilização de equipamentos em diferentes trabalhos é importante para reduzir custos operacionais, amortizando o equipamento por maior número de horas trabalhadas. Nesse objetivo, foi desenvolvido e testado um novo uso do equipamento enleirador “aranha”. O trabalho foi realizado na Fazenda Rio do Barro, na Chapada Diamantina (BA). Numa área onde foi plantado café, 15 dias após o plantio, verificou-se que o terreno, por efeito da abertura do sulco, se achava irregular. Também já havia nascido a sementeira de ervas, visto que se tratava de área de renovação de cafezal velho. No teste, o equipamento “aranha” foi operado acoplado a trator cafeeiro, sendo desligada a fonte de ar. O trator se deslocou ao longo da linha, de cada lado dela, com o cuidado de evitar a passagem muito próxima das plantinhas de café. O resultado foi positivo. O terreno ficou bem acertado, possibilitando a maior facilidade em operações posteriores de outros implementos, e todo o mato que havia, ainda novo, foi removido. Esses trabalhos foram realizados pelas escovas giratórias do equipamento, compostas por arame, de cabo de aço aberto, que giram junto ao solo. 

Conclui-se que: O varredor/enleirador de café modelo “aranha” se mostra eficiente no acerto do terreno e capina de mato novo, junto às linhas de cafeeiros no pós-plantio. Surge, assim, um quarto tipo de uso desse equipamento.


Pode-se ver a operação do equipamento enleirador” aranha” acertando o terreno e capinando o mato novinho, junto às linhas de cafeeiros, no pós-plantio - Bonito (BA) 


Detalhe do conjunto das 8 escovas, com cabos de aço abertos na ponta, que giram junto ao solo

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures