Diogo Dias de Macedo, da Fazenda Recreio: a minha principal dica é investir em qualidade

Diogo Dias Teixeira de Macedo é Engenheiro Agrônomo formado pelo UFSCar, trabalha com a produção de cafés especiais desde 2000 na Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama/SP. A Fazenda Recreio trabalha com produção de cafés especiais. Diogo concedeu entrevista ao CaféPoint falando sobre a produção de café na Fazenda Recreio e como conseguem agregar valor aos cafés lá produzidos.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Diogo Dias Teixeira de Macedo é Engenheiro Agrônomo formado pelo UFSCar, trabalha com a produção de cafés especiais desde 2000 na Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama/SP.

Figura 1


A Fazenda Recreio trabalha com produção de cafés especiais, porém a maturação dos grãos também está desuniforme. "Uma vantagem nossa aqui é a boa distribuição de variedades, dividindo a maturação em várias épocas: iniciamos no Bourbon, passamos pelo Icatu, Mundo Novo e terminamos nos Catuaí ... isso ajuda bem a "tentar" colher maior parte de Cereja maduro", comenta Diogo.

Diogo concedeu entrevista ao CaféPoint falando sobre a produção de café na Fazenda Recreio e como conseguem agregar valor aos cafés lá produzidos.

Ouça a entrevista completa e confira abaixo os destaques.










Clique aqui e faça o download da entrevista.

"A Fazenda Recreio tem 605 ha, sendo 233 ha com café. Mais de 50% da área é da variedade Bourbon amarelo, de excelente qualidade. Trabalhamos com tratos culturais manuais, pois a topografia não permite mecanização."

"Nas demais áreas temos plantio de eucalipto e gado de corte."

"Ainda não iniciamos a colheita, devendo começar lá pelo dia 18 de maio, mas a maturação está bem irregular, muitos grãos verdes. Estamos esperando amadurecer mais os grãos."

"Procuramos trabalhar com cafés especiais, principalmente com pequenos e microlotes personalizados, identificando a sacaria, com o tipo e muitas vezes até com o talhão. Com isso temos conseguido agregar bastante valor."

Figura 2

"Trabalhamos com certificação UTZ há 2 anos, e já vemos uma melhoria grande na fazenda na parte de gerenciamento do pessoal e ambiental também. A certificação nos cobra sem termos obrigação de pagar multa, assinar termo de conduta, entre outros."

"Em termos de agregar valor, a certificação é diferencial. Um argumento a mais que temos para poder vender nosso café."

"A diversificação de culturas ajuda bastante na renda. O eucalipto é uma cultura de fácil manejo e gera boa renda que ajuda a manter a fazenda."

"Em relação ao mercado, nos últimos dias parece até que deu uma melhorada nos preços do café, mas acho que entrando na nova safra a tendência é dar uma recuada. Acredito que mais para o final do ano e começo do ano que vem, falando da próxima safra, o café vai estar bem mais valorizado do que hoje, assim espero."

"A minha principal dica é investir em qualidade. Os cafés do Brasil tem que ser visto lá fora como um café de qualidade e não como uma commoditie qualquer, tentando sempre melhorar o preço de venda dos produtores que estiverem investindo nisso."
Ícone para ver comentários 7
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

akira pedro sumi
AKIRA PEDRO SUMI

SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 25/05/2010

Caro Diogo,

Parabéns pela marca própria Café Mathilde nada mais justa homenagem a sua querida avó.

Quando estiver por São Paulo, favor me avisar para trocas de informações e experiências.

Aguardo o contato,

Akira
Raxidi Saleh
RAXIDI SALEH

OUTRO - OUTRO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 24/05/2010

Diogo
Boa tarde
Parabéns pelo vosso empenho. Gostaria que enviasse amostras de Café Verde
de vossos lotes especiais e preço por saca de 60 kg para futura avaliação e compra. Estou montando uma torrefadora de Cafés Especiais em SP e gostaria
de comprar lotes de café de vossa produção. Conheço o Café Dona Mathilde.

Ps: seus lotes possuem total rastreabilidade e algum selo de Certificação?

Att
Raxidi Saleh
EDUARDO CARDOSO VIEIRA
EDUARDO CARDOSO VIEIRA

SALVADOR - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/05/2010

Diogo,

Seu exemplo é importante por ser além de produtor, agrônomo com dez anos na atividade! O produtor deve sim fazer um café de qualidade! Em sendo café especial / gourmet, já nesse patamar, seu depoimento seria mais consistente se pudesse informar o valor agregado e o diferencial do custo.

SDS, Eduardo
Diogo Dias Teixeira de Macedo
DIOGO DIAS TEIXEIRA DE MACEDO

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO

EM 23/05/2010

Prezados,

Desculpe a demora em responder, mas estamos em início de colheita e essa época é sempre de correria.

Caro Akira, temos sim uma marca de café gourmet no mercado nacional que se chama Café Dona Mathilde, homenagem a minha bisavó que foi uma verdadeira guerreira e criou 11 filhos às custas de café. Nosso café já foi reconhecido por diversas revistas e especialistas do ramo como um dos melhores cafés do Brasil.

Prezado Paulo Roberto, como você deve saber nem tudo que produzimos se torna especial, parte da produção é considerada comum, café bom bebida dura para melhor mas não se encaixa em gourmet. Mas meu rancor com o preço de café se deve a este café ... pois este deveria pelo menos se pagar. Há 10 anos no ramo, apenas em 2008 tivemos problema com falta de mão-de-obra na colheita e acabamos tendo alguns lotes riado, mas de maneira geral é muito difícil aqui na região produzir um café riado. Quanto a comercialização não vejo problemas não, visto que se tivessemos mais café gourmet, teria mercado para tudo, por enquanto o trabalho com lotes especiais tem sido uma grande alternativa para contornar a crise que estamos passando.

Cara Eliane, obrigado pelos elogios, parabéns a você também que se tem mostrado uma grande lutadora por um retorno melhor ao cafeicultor, com dignidade para se manter na atividade e gerar milhões de empregos.
Eliane de Andrade C. Nogueira
ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/05/2010

Parabéns ao Diogo e ao seu trabalho na Fazenda Recreio.A grande saída hoje para a cafeicultura é investir em cafés especiais, em lotes pequenos, diferenciados, rastreados, pois o mercado é exigente e paga melhor por isso.Quanto ao preço dos lotes especiais, você tem que oferecer o seu café para quem compra esse tipo de café(especiais) senão de nada adianta tanta dedicação e isso a Fazenda Recreio faz, isso se chama marketing e só com um grande trabalho para se chegar a esse nível.As exigências do mercado estão cada vez maiores e o empresário rural tem que se adequar o mais rápido possível, senão vai perder espaço, e vai ser só mais um produtor produzindo um café comum.Vale a pena investir em qualidade, melhorar a gestão, e ter respeito as normas ambientais e sociais.
paulo roberto pinto de azevedo
PAULO ROBERTO PINTO DE AZEVEDO

SALVADOR - BAHIA

EM 20/05/2010

Caro Diogo Dias Macedo

O grande problema ao meu ver não é produzir um cafe de qualidade uma vez que vencidas as dificuldades se consegue. O maior problema esta na comercialização, uma vez que mesmo voce tendo um cafe de primeirissima voce esta sempre a merce dos humores do mercado.

Paulo roberto pinto de azevedo. cafeicultor e sofredor
akira pedro sumi
AKIRA PEDRO SUMI

SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 19/05/2010

Prezado Diogo Dias de Macedo,

Parabéns pela sua visão e esforço para produzir café de valor agregado, já que voce tem na fazenda uma ótima qualidade de café e tecnologia para esse fim.

Falando em valor agregado, voces já tem o processo de industriazação, ou seja café torrado gourmet produzida na fazenda com agragação de marca própria da fazenda? Caso não tenha, seria mais uma ótima saida para o valor adiciomar ainda mais valor para seu produto e quem sabe até comercialização nesse nicho de mercado que está crescendo potencialmente tanto no Brasil como no exterior.

Estou nessa área há quase 40 anos trabalhando numa multinacional japonesa e terei um grande prazer em trocar algumas informações sobre o assunto.

Estou sua disposição e terei um imenso prazer em ajudar.

Akira Pedro Sumi