FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça os produtores ganhadores do 4º Cupping de Cafés Especiais ATeG

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

Com a missão de fomentar e mapear a qualidade de cafés ao longo dos anos, aconteceu, na última quinta-feira (19), mais um Cupping de Cafés Especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

A premiação que faz parte da programação de um dos cinco maiores eventos de café do mundo, a Semana Internacional do Café, trouxe o resultado da análise de 904 amostras de café de produtores das regiões Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas e Matas de Minas.

A premiação

De acordo com o Presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Roberto Simões, mais do que uma competição, a premiação tem o objetivo de mostrar a existência de ótimos produtores. “O Cupping de Cafés Especiais ATeG leva à melhoria da qualidade de cafés e contribui com a novas opções de comercialização. A disputa como sempre, foi acirrada e destacou muitos profissionais”, afirma.

A premiação contemplou duas categorias: natural e cereja descascado. Além da competição por região, foram reconhecidos os três melhores produtores entre todos os locais. Segundo o Gerente do Escritório Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, as análises das amostras foram criteriosas.

“Todos os procedimentos que foram feitos seguiram uma metodologia e um protocolo de segurança, essencial por conta da pandemia de coronavírus. Chegamos à um ranking de pontuação e estamos vendo como os produtores estão melhorando a cada ano. Agradeço a esses profissionais que estão atuando no dia a dia, trabalhando para cada vez mais, colocarem algo de qualidade dentro das nossas xícaras”, diz Marcos Reis.

Todos os produtores participantes vão ganhar um certificado e os vencedores receberão troféus. Além disso, a 3corações irá comprar os grãos do primeiro e segundo colocados de cada categoria por região. A plataforma Agrorigem também se disponibilizou para colocar os lotes dos produtores dentro do sistema, para assim poderem ser comercializados.

Para o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, o estado de Minas Gerais vem participando de uma forma importante da premiação o que traz resultados positivos inclusive, para o país. “Nossa função é contribuir com o setor nacional de café e do Estado. Café é um produto brasileiro e temos que premiar quem é bom para o mercado crescer”, explica.

Os vencedores

Apresentados pela jornalista, Nathalie Guimarães, e pela apresentadora da CNN, Mari Palma, os ganhadores do Cerrado Mineiro, na categoria Natural foram, em terceiro lugar, Luisele Olinda Jaulino de Morais, de Araguari; em segunda posição, Vasco Geraldo Witzel, de Campos Altos; e em primeiro, José Adilson Cândido Correa, de Araxá.

Em Chapada de Minas, na categoria Cereja Descascado, Sérgio Meirelles Filho, de Capelinha, ganhou o ouro. Na mesma região, mas na categoria Natural, o segundo lugar ficou com Maurício Capistrano Costa, de Medina; e na primeira posição, Jovino Cordeiro de Paula, de Angelândia.

Os destaques de Matas de Minas na categoria Cereja Descascado ficaram com, Geraldo da Silva Dutra, de Manhuaçu, ganhando o bronze; Josiane Aparecida de Lima, de Araponga, recebendo a colocação prata; e Edimar Miranda, também de Araponga, ficando com o ouro.

Ainda na região Matas de Minas, os ganhadores da categoria Natural foram, em terceiro lugar, Reinaldo Garcia dos Santos, de Luisburgo; em segunda posição, Walci Luciano Correa, de Araponga; e em primeiro lugar, Joel Gilmar Emerich, de Alto Caparaó.

Os vencedores do Sul de Minas da categoria Cereja Descascado, foram, Alessandro Marcos de Miranda, de Nova Resende, terceiro lugar; Antônio Rodrigues de Miranda, de Nova Resende, segundo lugar; e Cláudia Maria Carneiro Santana, de Jesuânia, primeiro lugar.

Também no Sul de Minas, mas na categoria Natural, tiveram destaque, em terceira posição, Célio Augusto da Silva, de Cristina; em segundo lugar, José Maurício de Souza, de Conceição das Pedras; e em primeira posição, Marcelo dos Santos, de Baependi.

Os campeões do ranking geral foram, em terceiro lugar, Célio Augusto da Silva, de Cristina (Sul de Minas), na categoria Natural; em segunda posição, José Maurício de Souza, de Conceição das Pedras (Sul de Minas), na categoria Natural; e em primeiro lugar, Marcelo dos Santos, de Baependi (Sul de Minas), na categoria Natural. O profissional que ficou no topo do ranking geral, começou a plantar café orgânico há quatro anos, e hoje acompanha toda a produção de perto, planejando e colhendo. Este ano ele já plantou 4 mil pés e colheu 14 sacas.

A Semana Internacional do Café que começou dia 18, vai até hoje, sexta-feira (20). Ainda é possível se inscrever e acompanhar painéis e outros conteúdos. O evento é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013, em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital. 

Serviço
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
Quando: de 18 a 20 de novembro
Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint