Conab inicia a sétima rodada de fiscalização de estoques públicos em 2017

Fiscais da instituição visitarão 44 armazéns públicos e privados em 4 estados do Brasil.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Da redação

Fiscais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitarão até o dia 22 de setembro 44 armazéns públicos e privados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, com o objetivo de observar, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos acumulados. Esta é a sétima rodada de fiscalização de estoques públicos de 2017.

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                     Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

A expectativa dos técnicos da instituição é vistoriar 663,6 mil toneladas de café arábica, milho, feijão, arroz, fubá de milho, trigo, farinha de mandioca e farinha de trigo. No Mato Grosso do Sul e no Paraná também será feito o cadastramento de novos armazéns.

Nas seis etapas anteriores, foram fiscalizadas aproximadamente 2,6 milhões de toneladas de produtos em 376 armazéns. Constatou-se desvios de 2.496 toneladas de milho e perdas de 1.241 toneladas de café e milho por quebra de umidade e quebra técnica, além de 1,43 milhões litros de néctar de laranja enquadrados em desvio.

No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Companhia. Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.