ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA participa do lançamento da Frente Parlamentar do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última terça-feira (28), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar do Café, na Câmara dos Deputados.

A Frente Parlamentar do Café será presidida pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL/MG), terá como vice-presidente o deputado federal Evair de Melo (PP/ES) e, como secretário, o deputado Diego Andrade (PSD/MG).

Na solenidade estiveram presentes parlamentares, autoridades estaduais e municipais, entidades do agro, representantes do setor cafeeiro, além de sindicatos rurais, cooperativas e cafeicultores. Na abertura do lançamento da frente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou o empenho de seu governo no desenvolvimento do agro e, em especial, da cafeicultura: “Nós temos procurado valorizar os produtos mineiros e nada mais mineiro do que o café, dando total assistência aos pequenos produtores e reconhecendo a produção de cafés especiais”.

Zema também falou sobre a parceria do governo do estado com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). “Trabalhamos juntos, porque somos um estado que apoia quem trabalha e gera emprego”, disse.

Em seu discurso, o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, falou da importância da agregação de valor dos produtos da agropecuária, da redução dos custos de produção e da ampliação da competividade. “Os custos de produção, muitas vezes, estão relacionados à grande dependência do país com a importação de fertilizantes, à regulação de defensivos que precisa passar por modernização, à logística e também ao ‘custo Brasil’”, comentou.

Sobre a agregação de valor, Maciel destacou o espaço que há para se evoluir no setor cafeeiro, olhando principalmente para os pequenos e médios agricultores, que representam mais de 80% da cafeicultura nacional.

Já em relação à competividade, ele afirmou que a promoção e a comunicação assertiva da produção sustentável do café precisa estar na pauta de todos os fóruns de discussão: “Precisamos mostrar todos os diferenciais que temos”.

Para o debutado federal Evair Melo, a criação da frente é de suma importância para cuidar das pautas e das dificuldades do setor. “O café é um dos produtos mais importantes do agronegócio brasileiro e faz parte da história brasileira e está cada vez mais consolidado. Por ter essa importância, o café tem suas dificuldades. Então, ter um grupo de parlamentares para cuidar dessas pautas é importante,” afirmou.

Segundo o deputado, a frente irá dialogar com todo o setor. “Vamos tratar questões trabalhistas, sanitárias, comercialização e questões de competitividade internacional. E, na frente, também vamos dialogar com os consumidores”, completou.

As informações são da Assessoria de Comunicação do CNA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures