ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

CNA busca impedir o tabelamento de frete

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/06/2018

0
0

Ontem (12/06), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra o tabelamento dos preços mínimos dos fretes rodoviários.

Segundo o chefe da Assessoria Jurídica da CNA, Rudy Maia Ferraz, houve um diálogo e a CNA se colocou à disposição para ajudar a buscar uma solução que não fosse o tabelamento obrigatório.  “O produtor rural começou a ser muito afetado e está com dificuldades de escoar sua produção e sem transportar nada devido a esse impasse. Por isso, não nos restou alternativa”, afirmou.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5959, a CNA pede a suspensão da eficácia da Medida Provisória 832, editada pelo Executivo há duas semanas. Na avaliação do CNA, o tabelamento é inconstitucional por ferir os princípios da livre concorrência e da livre iniciativa.

“Nossa posição sempre foi contra o tabelamento por entender que é um retrocesso e fere o livre comércio”, completou Rudy.

Para ele, a tabela deve ser usada apenas como referência e não em caráter impositivo. O tabelamento poderá aumentar o custo de transporte para o setor agropecuário em até 152% e também tem trazido insegurança jurídica e prejuízo para as exportações.

Segundo o Jornal Valor Econômico de hoje (13/06), o impasse envolvendo este tabelamento de preços revela a dificuldade do governo em arbitrar quem deve assumir a conta do aumento do combustível e o risco da variação do preço. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), afirma que são mais ou menos 700 mil agentes no mercado, com realidades completamente diferentes. Por isso, não é viável impor a mesma coisa para todos. Com isso, o impasse sobre os valores continua.

As informações são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do jornal Valor Econômico

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.