ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cerrado Mineiro é uma região inovadora, aponta pesquisa

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/04/2018

1 MIN DE LEITURA

1
0

O Cerrado Mineiro é visto como uma região inovadora, com grandes propriedades e produtores com perfil empresarial. O sul de Minas Gerais é tido como uma região mais tradicionalista, composta majoritariamente por pequenos cafeicultores.  A avaliação é da administradora de empresas Angélica da Silva Azevedo que desenvolveu a pesquisa “As cafeiculturas do Cerrado Mineiro e do Sul de Minas no escopo das singularidades institucionais”, objeto de dissertação de mestrado defendida em fevereiro deste ano.

Foi verificado que essa realidade não está presente nas regiões como um todo. “Os cafeicultores do Cerrado realmente possuem um perfil mais empresarial e se mostram mais abertos para a adoção de inovações, mas há uma pequena parcela que não compartilha desse perfil, sendo mais avessa às tecnologias”, afirma a pesquisadora.

Orientado pelo professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o estudo comparativo aconteceu no Centro de Inteligência em Mercados da Agência de Inovação do Café, pertencente à Universidade Federal de Lavras (UFLA), e apontou que os ambientes institucionais das regiões mineiras abordadas possuem singularidades e diferenças que influenciam a forma com que os produtores conduzem a atividade cafeeira.

Para a realização do trabalho, a autora utilizou metodologias qualitativas e quantitativas. Primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental para resgatar a história da cafeicultura em cada localidade, desde o início até os dias atuais. Em seguida, foram aplicados questionários aos cafeicultores para verificar a existência de diferenças no perfil e na forma de conduzir a atividade. Por último, foram realizadas entrevistas com produtores, técnicos extensionistas, pesquisadores e membros de cooperativas rurais que permitiram explorar as particularidades de cada região.

O trabalho também confirmou o perfil mais tradicionalista dos cafeicultores do sul de Minas e o menor acesso deles às inovações. “Porém, já conseguimos vislumbrar uma mudança na postura dos produtores, que já perceberam a necessidade de se adequarem às tecnologias disponíveis para sobreviverem na atividade, serem mais competitivos e obterem mais lucro”, pontuou.

Outra contribuição da pesquisa relaciona-se ao fato de que a questão do ambiente informal, menos abordada na literatura da área, teve maior destaque. Também foi possível detectar como se dão as relações entre produtores e órgãos de pesquisa e extensão, possibilitando propor políticas públicas e metodologias voltadas à melhoria da capacitação dos cafeicultores e da gestão de suas propriedades. A dissertação encontra-se, no momento, em processo de revisão e, em breve, estará disponível na UFLA.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FABIANO DA SILVA PEREIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 18/04/2018

Que bacana! Nosso cerrado ainda tem muito potencial.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures