Para o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, "a personagem representa inovação importante na divulgação do café, tendo boa aceitação entre os consumidores e notadamente entre a população mais jovem".
O objetivo da campanha é estimular o consumo da bebida entre o público acima de 15 anos de idade. De acordo com Herszkowicz, a reprodução da mascote nas embalagens de café poderá otimizar a mensagem, contribuindo para ampliar o saudável hábito de tomar café. As novas embalagens, no entanto, só serão utilizadas a medida em que os atuais estoques forem consumidos pelas empresas.
Valorizando o cafeicultor
O secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Manoel Bertone, considera a campanha um novo marco para a cafeicultura. "O Supercafé divulga mais que uma bebida saudável e muito apreciada. Também serve para propagar uma atividade importante para a geração de emprego e renda, valorizar o cafeicultor e o trabalhador rural, além de ser fundamental para o desenvolvimento de importantes regiões brasileiras".
Bertone acredita que a adoção da marca pela empresa japonesa indica a importância dessa decisão e mostra que ela deve ampliada. "Entendo que uma propaganda institucional mais intensa pode contribuir para ampliar os mercados interno e externo dos Cafés do Brasil. Sem dúvida que isso já foi um bom começo."
Campanha Café e Saúde
O objetivo da campanha Café é Saúde é divulgar os benefícios do café como bebida energética e capaz de prevenir doenças, além de mostrar sua posição de destaque na economia nacional. Para tanto, o Mapa encomendou a criação de um filme de 30 segundos, produzido para televisão e cinema, mostrando o "Supercafé" percorrendo as lavouras de café, os caminhões com carregamento da produção até chegar à cidade onde deixa um "rastro" de energia.
Veja o vídeo do Supercafé: