ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Granelização com eficiência e qualidade: projetos e desafios solucionados pela Palinialves

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 20/05/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

Segurança, agilidade e redução de custos. Essas são algumas das razões pelas quais os mais modernos armazéns de café do Brasil estão adotando o processo de granelização.

De fato, as pilhas de sacas de 60 quilos de café, tão comuns até pouco tempo atrás, são cada vez mais raras. Em seguida, veio o big bag, com capacidade para até 1.500 quilos, que ganhou destaque a partir dos anos 2000. Essa embalagem, muito popular atualmente, representou o início de uma nova fase para o armazenamento de café.

A capacidade ampliada do big bag possibilitou importantes avanços na mecanização do armazenamento. Com ele, grandes volumes de café podem ser transportados e empilhados com o uso de máquinas. No entanto, ainda era possível ir além. Foi então que a granelização começou a ser empregada.

Com a ausência de embalagens, sejam sacarias ou big bags, o armazenamento do café a granel ganhou uma dinâmica totalmente nova. As principais vantagens do modelo são: segurança, agilidade e flexibilidade nas operações, com melhor controle, maior capacidade de armazenagem e melhor aproveitamento da área física. O resultado final é a redução no custo operacional e redução dos custos de mão de obra.

Nos últimos anos, muitas cooperativas, armazéns e exportadoras investiram em projetos de granelização em busca dessas vantagens. Em um segmento competitivo e dinâmico, como é o da comercialização do café, contar com um sistema de armazenagem a granel faz muita diferença.

O novo modelo também é vantajoso para os produtores de café, que não precisam comprar sacarias tradicionais, economizam na mão-de-obra do transporte, aumentam a capacidade de armazenagem, e ganham com agilidade e segurança em todo o processo.  

A transição do armazenamento em sacas para granel aumentou a demanda por estruturas e serviços especializados. Enquanto os armazéns existentes estão sendo adaptados, os novos projetos já são construídos com foco na granelização. Atenta às mudanças do mercado, a Palinialves se especializou na produção e no fornecimento de soluções tecnológicas para os armazéns de café.

A empresa, que é líder nacional em equipamentos para o processamento do café, foi responsável pelo planejamento, produção e fornecimento de grandes estruturas para café a granel nos últimos anos. Cooxupé e Costa Café são alguns dos clientes Palinialves que já contam estas tecnologias.

Essas empresas confiaram na Palinialves para a realização de grandes investimentos com foco no longo prazo. Para o diretor comercial da Palinialves, Carlos Henrique, esse voto de confiança reflete todo o investimento em qualidade e inovação que a companhia realizou ao longo dos seus mais de 40 anos de história. “Nos tornamos referência em qualidade e tecnologia de granelização. E com isso conquistamos a confiança dos clientes institucionais. Eles sabem que podem contar conosco em projetos de grande porte”.

Da concepção do projeto à entrega final, toda a equipe da empresa participa ativamente do desafio de construir estruturas personalizadas e adaptadas às demandas dos clientes. Seja em projetos para grande volume de processamento, seja em projetos com foco em cafés especiais, para micro-lotes.

A equipe de engenharia da Palinialves analisa o dimensionamento da capacidade de processamento e armazenamento, trazendo economia e agilidade ao processo. A equipe de instalação cuida dos mínimos detalhes para o perfeito funcionamento. São profissionais altamente qualificados para planejar, dimensionar e construir as estruturas de armazenamento. Todos os projetos possuem garantia e atendimento pós-venda.

Projetos Palinialves para a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo

A Cooxupé conta com a tecnologia Palinialves em vários dos seus armazéns. O maior deles, o Complexo Industrial Japy, localizado no município de Guaxupé-MG, passou por uma importante ampliação recentemente. Ele recebeu uma nova estrutura de granelização que representa o estado da arte no setor. O projeto foi realizado pela Palinialves.

A Cooxupé tem investido muito na modernização das suas unidades, e a Palinialves se tornou uma parceira estratégica para essa nova fase. Os últimos projetos em conjunto foram a estrutura de recebimento de cafés das unidades Campos Gerais, Cabo Verde e Alfenas, além do novo armazém da cooperativa em Patrocínio, maior município produtor de café do mundo.

Todos estes projetos de modernização da Cooxupé contam ainda com processos automatizados, o que aumenta ainda mais a eficiência das operações.

O projeto de granelização do Complexo Industrial Japy em números:

- Área Armazém: 3.360m2
- Quantidade de Silos: 180
- Capacidade por Silo: 1.500 sacas
- Capacidade total de armazenagem: 270.000 sacas

Palinialves e Costa Café, duas fases de expansão

Com atuação há mais de 30 anos no agronegócio café, a tradicional Costa Café Comércio Exportação e Importação, que atua no Sul de Minas Gerais e na Mogiana, é outro grande exemplo de parceria com a tecnologia Palinialves.

Foram duas fases de expansão de capacidade de armazenamento e granelização, composto por conjunto de silos e todo sistema de abastecimento e descarga mecanizado e automatizado, que visam melhor aproveitamento da área, redução de custos logísticos, segurança, agilidade e maior performance nas operações dos armazéns.

O projeto em números:

Fase I

· Área Armazém: 1.680m2

· Quantidade de Silos: 64 Silos

· Quantidade células: 128

· Capacidade por Silos: 1200/850 sacas

· Capacidade total de armazenagem: 65.600 sacas

Fase II

· Área Armazém: 6.120m2

· Quantidade de Silos: 272 Silos

· Quantidade células: 544

· Capacidade por Silos: 1200 sacas

· Capacidade total de armazenagem: 326.400 sacas

Capacidade total de armazenagem de café à granel do complexo Costa Café (fase I + fase II): 392.000 sacas

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures