ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultura e Palinialves: Máquinas no pós-colheita podem ajudar na preservação do meio ambiente

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 04/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Palinialves 

A produção de café sustentável tem sido um tema cada vez mais relevante para os produtores de café em todo o mundo. Com o aumento da preocupação ambiental e a busca por práticas mais responsáveis na produção de alimentos, o uso de máquinas no pós-colheita do café pode ser uma solução para tornar o processo mais sustentável.

As máquinas utilizadas no pós-colheita do café podem contribuir para a sustentabilidade de diversas maneiras. Uma delas é a utilização de máquinas mais modernas e eficientes, que reduzem o consumo de água e energia durante o processo. Além disso, a implementação de fontes de energia renovável, como energia solar ou eólica, pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Um exemplo é o Despolpador EcoZero da Palinialves, único do mercado mundial que realmente não utiliza água para realizar o processo de despolpa do café. O Despolpador EcoZero não gera água residuária no pós-colheita, possui grande facilidade de operação e é ajustável a diversos tipos de estágios de maturação dos cafés, fornecendo diversas possibilidades para melhorar o rendimento e a qualidade no pós-colheita.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o Despolpador EcoZero da Palinialves assistindo a série “Papo de Cafeicultor”, no Instituto Palinialves,  com o consultor e especialista em cafeicultura Guy Carvalho: “Despolpador de café sustentável”.

Outra forma de levar sustentabilidade ao processo de pós-colheita é aproveitar a biomassa gerada pelo café para produzir energia, como lenha ou pellets, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Para ter esta eficiência, caldeiras de alta qualidade são fundamentais.

Como o processo de secagem do café consome muita energia, caldeiras econômicas e capazes de gerar calor de maneira homogênea são ótimas aquisições em um momento de grandes investimentos realizados pelos produtores de grãos no Brasil.

O destaque da Palinialves nessa linha de produtos é a PA-Caldeira, uma caldeira horizontal para secadores de café. Ela pode ser alimentada com palha ou lenha, apresenta ótimo rendimento térmico e economia de combustível, além de ter uma baixa emissão de poluentes. O equipamento também foi projetado para fornecer calor de forma homogênea e uniforme, sendo fácil de limpeza e operação.

O uso de máquinas no pós-colheita do café pode contribuir significativamente para tornar a produção mais sustentável e consciente. Adotar essas medidas pode ser uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a promoção da justiça social na cadeia produtiva do café.

Saiba mais sobre ações para melhorar a qualidade do café neste link.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures