ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Restos de ramagem de cafeeiros, na poda de esqueletamento, dificultam colheita de café de varrição

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 18/01/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A ramagem de cafeeiros, depois da poda, pode atrapalhar o serviço de recolhimento do café do chão, especialmente onde se faz essa operação de varrição com equipamento mecanizado. 

A poda em cafeeiros vem sendo bastante utilizada, principalmente a do tipo esqueletamento ou desponte que programa a produção, através do sistema conhecido como safra zero. Essa poda resulta em grande volume de folhagem e, principalmente, de ramagem cortada e depositada sobre o solo, junto aos cafeeiros podados. Nas áreas mecanizadas, depois da poda, esses resíduos podados recebem uma espécie de trituração, com o uso de trincha ou roçadeira, com as finalidades de deixar o terreno mais limpo para facilitar o manejo de outros tratos na lavoura, e, ainda, para acelerar sua decomposição, pois em pequenos pedaços fica mais fácil o contato com microorganismos que fazem esse processo. Porém, essa decomposição depende da relação C/N do material. Verifica-se, no campo, em áreas podadas, que a folhagem, pela menor relação C/N (17/1), desaparece de um ano para o outro. Já a ramagem, mesmo com o trabalho de trinchagem, permanece por mais tempo, pois tem alta relação C/N (43/1). Também na poda de decote, principalmente quando a planta tem grande porção do topo cortado, vai resultar boa quantidade de ramagem sobre o solo. 

Em consequência da falta de decomposição de boa parte da ramagem podada, verifica-se que, por ocasião da colheita do café de varrição, são recolhidos, pelas máquinas, em boa quantidade, os “pauzinhos”, como são chamadas as pequenas porções de ramos, os quais acompanham os frutos recolhidos e, por semelhança de tamanho, uma parcela deles acaba não sendo separada e eliminada pelo sistema de peneiras e outros mecanismos utilizados pelas recolheitadeiras mecanizadas. Além disso, esse resto de ramagem reduz o rendimento, em termos de menor velocidade operacional do maquinário nessas áreas “sujas”. Ressalta-se que a presença de pedaços de ramos, em pequena quantidade, é normal, pois são partes de ramos que morrem ou se quebram durante o ano e na própria colheita, ou derriça das plantas. 

Essa nota técnica tem o objetivo de levantar o problema na varrição do café, ocasionado pela presença de pauzinhos sobre o solo. Também tem a finalidade de indicar soluções alternativas para redução desses resíduos, sendo que pesquisas vêm sendo desenvolvidas, compreendendo testagem de maquinário com melhor trituração e com estudos do efeito de aplicação de nitrogenados e de microbiota para acelerar a decomposição.


Ramagem presente no chão após a poda. À esquerda, onde foi passada a roçadeira, e à direita, onde passou a trincha. Essa ramagem, em parte, permanece na forma de pequenos pedaços, os pauzinhos, presentes até a próxima colheita


À esquerda, uma quantidade aceitável de pauzinhos no café recolhido do chão pela máquina. À direita é complicado, existe uma quantidade maior de pauzinhos, situação comum em áreas onde foi feito esqueletamento

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures