O fator purpurascens pode aparecer em qualquer variedade e geralmente ocorre em poucas plantas na lavoura. Quando são plantadas sementes dessas plantas, por ser um fator recessivo, a descendência, praticamente toda, reproduz essa característica de folhagem avermelhada.
A coloração avermelhada da folhagem é devido à presença de antocianinas, pigmentos que se concentram mais na folhagem nova – na medida que as folhas vão ficando velhas, em muitos casos, voltam a cor verde normal. Estudos indicam que as antocianinas presentes na folhagem têm um papel fotoprotetor, ajudando a proteger os cloroplastos contra o excesso de luz solar, de forma semelhante àquela de plantas que se encontram sob sombra.
Sob o aspecto agronômico, ainda não se notou vantagens do purpurascens, observando-se que as plantas com esse fator, normalmente, são menos produtivas. No entanto, no último ano, verificou-se uma plantação feita com esse material (com plantas todas com o fator), e que apresentava boa capacidade produtiva. Talvez, no futuro, possa ser explorado essa característica para reduzir problemas de estresse por excesso de luminosidade.
Pode-se observar, na foto, plantas com o fator purpurascens em lavoura na Bahia. Apenas poucas plantas com a folhagem verde normal