ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desenvolvimento incompleto de frutos de cafeeiros - fenômeno ainda desconhecido

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 15/08/2019

1 MIN DE LEITURA

0
2

O desenvolvimento normal, completo, do fruto de café ocorre a partir da fecundação da flor com a formação das sementes no interior do fruto. O crescimento se dá pela fase de chumbinho, seguindo-se pelo estágio de chumbão, verde granado e maduro ou cereja, depois passa e secos.

Nesse processo de formação dos frutos podem ocorrer anormalidades já conhecidas, como abortamento de flores, a mumificação e a queda de frutos, a má granação e o chochamento, a formação de frutos com grãos moca e conchas.

Nessa nota técnica relata-se a ocorrência de um fenômeno novo, ainda não descrito em cafeeiros: a manutenção de frutos nos ramos com desenvolvimento incompleto, ou seja, frutos sem sementes. Este problema vem sendo constatado nos últimos anos em região de cafeicultura de montanha no estado do Espírito Santo, região úmida e fria, onde ocorrem várias floradas.

Os frutos da mesma ou de diferentes florações ficam verdes, pequenos e com a região da coroa bem desenvolvida, na forma de uma pequena taça. Podem ficar numa mesma ou em diferentes rosetas junto a frutos com desenvolvimento normal. Eles são formados a partir de florações aparentemente normais, porém não evoluem.

Ao se examinar por corte estes frutos anormais com desenvolvimento incompleto, verifica-se que a casca é grossa, mas não possuem vestígios de sementes dentro deles. Como já dito, permanecem presos aos ramos até na época da colheita, se mantendo com a cor verde amarelada.

Ainda não se conhece a causa dessa anormalidade no desenvolvimento dos frutos. Pode ser algum problema na fecundação das flores. Sabe-se, no entanto, que isto representa perda de produtividade nos cafeeiros, pois sem sementes não resultam em grãos úteis a serem utilizados no consumo, após torração.


Pequenos frutos verdes com desenvolvimento incompleto podem ser vistos (assinalados) na mesma roseta ou em rosetas separadas, junto a frutos com desenvolvimento normal.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures