ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Experiências positivas no controle da broca são apontadas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 14/04/2016

4 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Consultores em cafeicultura na região do Cerrado Mineiro fizeram um diagnóstico do controle da broca-do-café. Concluíram a necessidade de informações mais precisas quanto ao manejo, com adoção de um monitoramento padrão para a região.

Palestra com entomologista e pesquisador da Epamig Café, Profº Júlio Céssar / Foto: Acarpa
Palestra com entomologista e pesquisador da Epamig Café, Profº Júlio Céssar / Foto: Acarpa

A Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio promoveu um encontro técnico com consultores em cafeicultura na tarde de 1º de abril, onde foram pontuadas questões sobre a eficiência do controle da broca-do-café na Região do Cerrado Mineiro. Foram 65 participantes que compartilharam suas experiências no campo e, relataram exemplos positivos e pontos que consideraram preocupantes no controle da praga. As considerações e dúvidas foram avaliadas e respondidas pelo Profº Júlio César de Souza, entomologista e pesquisador da Epamig Café.

Experiências positivas
Entre os pontos que os consultores consideraram práticas positivas para um controle eficiente da broca-do-café, foi consenso o monitoramento das lavouras como ferramenta para acompanhar e apontar o melhor momento para início das aplicações de defensivos. Foi relatado o uso de armadilha que identifica o período de trânsito da broca e auxilia no controle da praga.

Participantes puderam compartilhar suas experiências / Foto: Acarpa
Participantes puderam compartilhar suas experiências / Foto: Acarpa

Foi considerado e, reafirmado pelo Profº Júlio César, que é fundamental uma colheita e pós-colheita bem feitas, evitando frutos remanescentes nas plantas e no chão. Estes grãos permanecendo em um ambiente úmido é condição ideal de proliferação da broca. Júlio César alertou que em cafeeiros irrigados os índices de presença da broca são maiores em relação ao sequeiro.



O uso dos princípios ativos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) demonstrou eficácia, contudo com menor eficiência em comparação ao Endosulfan, que tinha cerca de 87% de eficiência segundo Epamig Café. A utilização de fontes biológicas, como o beauveria bassiana, também apresentou resultados positivos. Consultores pontuam que outra aplicação eficiente foi a composição de clorpirifós associado a um desalojante (enxofre e/ou óleo de laranja). Houve relatos do uso de pulverização eletrostática.

Fatores críticos
O principal questionamento foi quanto ao período correto de início da aplicação de defensivos. Profº Júlio César orientou que primeiramente é fundamental o monitoramento de cada talhão. Com adoção de uma planilha, serão feitas anotações e o acompanhamento da evolução da infestação da broca (pragueiro).

O professor ponderou que o monitoramento seja iniciado a partir de 90 dias da maior florada, estendendo-se até 140 dias. Justifica-se que neste período o grão mantém uma umidade média de 86%, fator que dificulta a penetração da broca na semente. Quando o grão atinge 78% de umidade a broca consegue se alojar na semente e fazer oviposição. Nesta fase a infestação atingindo um índice de até 5%, aconselha-se o início do controle químico.

Além do debate, o Profº Júlio César apresentou materiais visuais de identificação de pragas / Foto: Acarpa
Além do debate, o Profº Júlio César apresentou materiais visuais de identificação de pragas / Foto: Acarpa

Foi dúvida comum recomendações sobre tecnologias de aplicação, a exemplo de qual a velocidade ideal para o pulverizador, ou, qual o volume indicado da calda. Tais questionamentos demostram a necessidade de mais informações sobre manejo da broca entre consultores, produtores e colaboradores de fazendas.
A presença de bicho-mineiro e a infestação de lagartas nos cafezais do Cerrado Mineiro levaram a discussão sobre desequilíbrios dos agentes naturais. Profº Júlio César afirmou ter observado que as mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos influenciam diretamente no comportamento das pragas e doenças. O clima também foi a justificativa para as desuniformidades das floradas nas últimas safras.

Ainda foram citados como fatores de preocupação o uso de produtos clandestinos para controle da broca; os custos elevados dos novos princípios ativos no mercado; a periculosidade para saúde humana do uso de dosagem acima do recomendado dos princípios ativos autorizados e, a baixa qualidade dos grãos brocados que afetam diretamente na rentabilidade dos produtores.

Pontos convergentes
Os participantes avaliaram como positivo o Encontro Técnico de Consultores em Cafeicultura. Foi sugerido que seja implantado um modelo padrão de monitoramento para Região do Cerrado Mineiro. Destacou-se a necessidade de mais informações quanto ao manejo de controle da broca-do-café, principalmente para os princípios ativos presentes no mercado. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures