ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa deve observar mais - Planta que morre e ressuscita

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 15/01/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Esse artigo não é estritamente sobre café, mas tem a ver com o modo de pesquisar, também aplicável a lavoura cafeeira. Contamos uma história que se passa num morro na cidade do Rio de Janeiro, num ambiente urbano, que nada tem a ver com agricultura, mas poderia ter.

Sobre uma lapa de pedra crescem plantas de uma espécie diferenciada, no seu comportamento vegetativo. Verifica-se que elas possuem um desenvolvimento quase inacreditável em relação ao que conhecemos. Isso porque elas morrem e revivem, rapidamente, em função das chuvas.

Quando ocorrem muitos dias sem chuva, logicamente, por crescerem quase sem substrato sobre lapa de pedra, as plantas vão secando toda sua estrutura vegetativa, ficando secas completamente, desidratadas, assumindo cor marrom/cinza, ou seja, com vegetação morta. Ao ocorrer uma chuva, logo no dia seguinte, é incrível observar que a vegetação seca adquire uma coloração amarelo-escuro. Mais outro dia e toda ela fica verde, como se revivesse. Vejam que não são novas brotações, são os mesmos ramos e folhas, que retomaram a sua cor normal, verde.

Não temos conhecimento do nome dessas plantas. Vemos que elas têm crescimento herbáceo, com folhas estreitas, parecendo, a princípio, gramíneas, porém suas flores são brancas e grandes, parecidas com as de uma planta de lírio.

Pois bem, essa história mostra que algo de diferente pode ser encontrado através de uma melhor observação e, assim, com pesquisa, buscar meios de transferência e aproveitamento dessa característica de alta capacidade de sobrevivência. Mostra, ainda, que as instituições, como universidades e institutos, devem fazer pesquisas mais observadas e dirigidas para soluções aplicáveis, não apenas para acumular conhecimentos e títulos.

Com o café temos sido bem atentos ao que ocorre no campo. Boa parte dos materiais genéticos que se transformaram em cultivares adequadas ao cultivo foi obtida de seleções feitas sobre cafeeiros diferenciados, que apareceram e foram observados dentro das lavouras.

A natureza nos ensina e com ela temos muito a aprender. Desejo que algum pesquisador do ramo de botânica e genética se interesse por essa planta aqui descrita e possa tirar proveito dela.


Crescendo sobre uma lapa de pedra, nossa desconhecida planta seca completamente após uns dias sem chuva (esquerda). Veja melhor a moita redonda, do meio, onde ela cresce sozinha. Depois de uma chuva, já no dia seguinte, ela aparece amarelada (direita).


Dois dias após retomada das chuvas as plantas já estão novamente verdes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures