ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Cultivar Siriema: novas seleções resistentes às pragas da lavoura

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/11/2017

3
0
A cultivar de cafeeiros Siriema, cuja característica principal é sua resistência ao bicho-mineiro, vem, ao longo dos anos, mantendo essa resistência, além de apresentar, também, boa resistência à ferrugem. Novas seleções, com melhores produtividades, têm sido desenvolvidas.

Foto: Café Editora
                                                     Foto: Café Editora

O material genético denominado Siriema surgiu a partir de híbridos, em gerações avançadas, oriundos de cruzamentos e retro-cruzamentos de cafeeiros de C. arabica com C. racemosa, trabalho iniciado no IBC e agora na Fundação Procafé

Duas linhas vêm sendo trabalhadas: a reprodução vegetativa, por mudas clonais de plantas matrizes selecionadas, e a segunda por reprodução seminal, ou seja, obtenção de cultivares que possam ser reproduzidas por sementes, com homozigoze para a resistência.

A Cultivar Siriema AS 1 foi lançada em 2014 pela Fundação Procafé, sendo registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para seu cultivo comercial. Em sua geração F4, em campo experimental na Fazenda Santo Antonio, em Coromandel (MG), ela mostrou homozigoze para resistência ao bicho-mineiro, possuindo, ainda, resistência à ferrugem e indicando a possibilidade de reproduzir essas características genéticas através de sua reprodução por sementes.

Foto: Divulgação
                                                Foto: Divulgação

Observações no mesmo campo, em Coromandel, com base nas avaliações de infestação e características de produtividade, mostram que duas novas seleções, uma de frutos vermelhos e outra de amarelos, de forma semelhante ao Siriema AS1, tem apresentado bom nível de resistência, podendo ser, assim, reproduzidas por sementes.

Em campos de multiplicação dessas seleções de Siriema, instalados em diferentes regiões cafeeiras em Minas Gerais, na Mogiana (SP), na região de Marechal Floriano (ES) e na Chapada Diamantina (BA), independentemente da região ambiental e das populações locais de bicho-mineiro, tem sido confirmado, em escala de maior número de plantas, o elevado nível de resistência, com alta reprodutibilidade dessa característica desejada, nas gerações derivadas.

Foto: Divulgação
                                                       Foto: Divulgação

Nas seleções novas de Siriema, realizadas em Coromandel, além da característica de resistência ao bicho-mineiro, as plantas têm apresentado melhor arquitetura de copa e maior produtividade, diferentemente da Cultivar AS1, que apresenta copa bem estreita, portanto adequada a menores espaçamentos. Todas elas possuem um atributo desejável a maturação precoce dos frutos, podendo, assim, ser combinada com o cultivo de outras cultivares comerciais, de maturação média e tardia. Verificou-se, ainda, que as plantas de Siriema dessas seleções têm mantido boa resistência à ferrugem.

Fica evidenciada, deste modo, a viabilidade da descendência seminal dos cafeeiros da Cultivar Siriema, em sucessivas gerações e novas seleções. Paralelamente está sendo preparada a infra-estrutura para distribuição de outra cultivar de Siriema (VC4), esta com reprodução das matrizes selecionadas por meio de estacas ou por embriogenese somática.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 22/02/2018

Vamos ver o que teremos de sementes neste ano pois ainda temos poucos pés do material resistente e ainda, as novas gerações foram plantadas recentemente e os cafeeiros ainda estão novinhos. Matiello
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 22/02/2018

Excelente trabalho realizado pelo extinto IBC e continuado pela Fundação Procafé na procura de variedades resistentes/tolerantes ao bicho mineiro e ferrugem.
Gostaria de saber como conseguir sementes da nova seleção de Siriema para plantio de uma unidade experimental na região de Apucarana-Norte do Paraná.
Atenciosamente,
aDauTo.'.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 21/02/2018

Nesta safra teremos um pouco de sementes do Siriema As 1 para multiplicação. Matiello