FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Iapar lança café resistente aos principais nematoides da cultura

PRODUÇÃO

EM 29/06/2017

1
0
Da redação

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou nesta quinta-feira (29) a cultivar de café IPR 106, resistente aos nematoides Meloidogyne incognita e Meloidogyne paranaensis, espécies que inviabilizam a exploração cafeeira em regiões produtoras do Brasil. O acontecimento faz parte das atividades comemorativas dos 45 anos da instituição.

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

De acordo com o pesquisador Gustavo Hiroshi Sera, a nova cultivar é indicada para regiões aptas ao cultivo de café arábica com temperatura média anual entre 20ºC e 23ºC. As plantas, com porte médio, boa arquitetura, frutos amarelos e ramificação abundante, são adequadas para formar lavouras tanto em plantios convencionais como no sistema adensado. O potencial produtivo passa de 50 sacas beneficiadas por hectare. 

De ciclo tardio, a IPR 106 possibilita arranjos com outras cultivares disponíveis no mercado, para viabilizar a colheita da lavoura em etapas, possibilitando maior quantidade de frutos maduros e a redução dos custos com mão de obra e infraestrutura.

Em relação à qualidade, os grãos têm peneira superior a 16, característica valorizada pelo mercado, sobretudo o segmento de cafés especiais. Na mesa de degustação, é uma bebida de aroma intenso, encorpada, com sabor adocicado e bom equilíbrio entre acidez e amargor. “Atende todos os requisitos internacionais”, diz Sera. 

O Iapar terá sementes de IPR 106 à disposição dos viveiristas ainda este ano. Produtores poderão adquirir mudas para formação de lavouras a partir de 2018.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO ROMEU BATISTA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 07/07/2017

Como sempre, a empresa especializada em cafeicultura dá um show de informações.



Parabéns,



Abraços.