ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Em MG, produtores registram perdas de até 20% da produção de café

PRODUÇÃO

EM 26/07/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A colheita de café no Brasil está a todo vapor. No Sul de Minas Gerais, região que produz apenas o tipo arábica e que está com 50% da área colhida, os produtores registram perdas de 15 a 20% da produção, em relação à safra 2016/2017, segundo o diretor presidente da Cooperativa Agrícola de Machado (Coopama), João Emygdio Gonçalves. 

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                                Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

De acordo com ele, as perdas na produção estão relacionadas com a seca que ocorreu durante o período de enchimento dos grãos e afetou o tamanho dos frutos, fazendo com que eles ficassem pequenos. Minas Gerais produz 60% do café brasileiro e a região Sul do Estado responde por metade da produção mineira. Para a produção de café na safra 2017/2018, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou um total de 45,5 milhões de sacas, com o café arábica sendo responsável por cerca de 35 milhões. Desse número, o Sul de Minas Gerais deve responder por 13,2 milhões de sacas, uma quebra de 20% na comparação com o ano passado. 

O fato de ser um ano de bienalidade negativa também influencia no resultado, que tende a ser inferior à temporada passada.
Para driblar os problemas climáticos e garantir a produção de café, algumas propriedades da região estão investindo no manejo adequado e no uso de tecnologias. É o caso do cafeicultor Arthur Moscofian Junior, administrador conselheiro da Fazenda Santa Mônica, que está apostando em fertirrigação por gotejamento, meio de adubação que leva água e nutrientes para as plantas.

Além da técnica estar trazendo otimismo ao produtor, o solo também é algo que vem contribuindo bastante. "É uma terra que tem muito ferro e muitos minerais. O pé de café adora isso. Estamos aproveitando para fazer café doce também", disse em entrevista ao portal Canal Rural. 
Para o produtor, o esqueletamento da planta é o segredo para o aumento da produção. A colheita na propriedade atingiu 50% da área cultivada em que é aplicado o sistema Safra Zero, onde a poda do cafeeiro é feita após a colheita no topo e no "corpo" do cafeeiro, para que tenha mais ramos quando uma nova colheita for realizada, dois anos depois. "O produtor de café é um fabricante de ramos e quanto mais ele produzir, mais café ele terá", acrescenta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures