ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Temer pede suspensão temporária de medidas para importar café conilon verde

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/02/2017

2 MIN DE LEITURA

5
0
Por Thais Fernandes

Na noite desta terça-feira (21/2), a Frente Parlamentar do Café (FPC) emitiu, através das redes sociais de seu presidente, o deputado federal Carlos Melles (DEM/MG), Nota Oficial informando a suspensão de medidas que permitiam a importação de café conilon verde. Duas ações já haviam sido publicadas no Diário Oficial da União (DOU), estabelecendo os requisitos fitossanitários para a importação de grãos do robusta, o Coffea canephora L., produzidos no Vietnã e a redução de 10% para 2% do imposto de importação para o café robusta (conilon).

As suspensões das medidas ainda não foram publicadas no DOU. De acordo com a Nota da FPC, “O presidente Michel Temer, após reunir-se agora há pouco com os Ministros Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), decidiu suspender a medida que autoriza a importação de café verde pelo Brasil”.

De acordo com o deputado Federal Evair de Melo (PV/ES), um dos principais articuladores de ações contrárias à importação de café conilon, também está cancelada a reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que aconteceria nesta quarta-feira (22/2), para analisar a recomendação de importação apresentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os deputados receberam a notícia pelo ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy. “Essa é uma vitória de todos nós. Governo do Estado, capixabas, mineiros, baianos, rondonienses e de todos que se empenharam das instituições públicas e privadas e não mediram esforços para afrontar esse absurdo, que é colocar café estrangeiro no Brasil. Somos a nação do café! A cafeicultura e nossos cafeicultores são um patrimônio imensurável. Há muita coisa envolvida nesse setor que alimenta as vidas e os sonhos de milhões de pessoas”, destaca o deputado Evair de Melo.

Assista, abaixo, o vídeo em que o presidente da Frente Parlamentar do Café fala sobre a suspensão:




Brasil se mobiliza contra importação
Além de manifestações em rodovias do Espírito Santo e Rondônia, principais produtores da variedade no país, e articulações de produtores na Bahia, no Senado e na Câmara, respectivamente, o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) e Evair de Melo apresentaram projetos para sustar a Instrução Normativa n.º 7, publicada no Diário Oficial da União (DOU), que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de grãos de café conilon produzidos no Vietnã.

Segundo Melo, com a importação eram estimados R$ 1,5 bilhão de prejuízos e impactos negativos na economia, sobretudo nos 1.500 municípios da federação que têm a cafeicultura importante fonte de trabalho e renda. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SOLENILDO BATHCKE ISAAC

COLNIZA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/02/2017

Eu sou contra buscar café fora do país brasileiro eu acredito que

Vai prejudicar muito os pequenos produtores e os grandes

Também.será que os nossos governantes não pensaram nos

Produtores de café. Ou eles só plantão soja e milho.quem planta café não tem coragem de criar uma ideia dessas
WILLIAN GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/02/2017

caro Alexandre, o que a indústria quer, é uma opção para chantagear os vendedores locais. e pressionar o preço.

funciona assim: " ou voce vende o café no preço X ou nos vamos importar. simples assim

isso que voçe diz que o café deu um repique de alta pode até ser verdade, porem isso é simplesmente um evento no mercado, com começo e fim. já no caso da importação, essa se tornará mais uma variável a pressionar os preços, e com a chantagem constante.
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/02/2017

Não estou entendendo...o governo anuncia importação de café... O preço da saca sobe...o governo cancela a importação... O preço da saca cai...Mas se o que interessa para o produtor é preço, agora os preços estão inviáveis... Estou precisando vender café e com essa notícia de cancelamento de importação mais o leilão da Conab, os preços estão despencando!!!! Vcs capixabas estão querendo vender café de graça para os outros??? Me expliquem no que o governo está nos favorecendo porque na prática todas essas notícias e esse vai e vem de leis nesse paizinho medíocre ( uma hora importa, no outro dia não importa mais...)o mesmo caso do extintor ABC lembram...( uma hora é obrigatório, depois qdo muita gente trocou o seu, não precisa mais...)está é prejudicando os cafeicultores desse país.

Veja bem: para o mercado se o Brasil vai importar café o preço sobe pq vai faltar café ( o Brasil normalmente vende) se vai comprar vai tirar café de outros mercados...Se cancela a importação, significa que está sobrando café no mercado e aí o preço cai... Vi em uma reportagem que o café conilon do Vietnam chegaria aqui a 520 reais a saca...se vcs produtores tem café conilon vendido a 480,490 reais...pq preocuparem com a importação? Que Torrador seria burro de pagar mais caro por um café importado se ele pode comprar o nacional a um custo mais baixo? Além disso, o mercado estava reagindo positivamente... Agora inverteu e despencou causando prejuízos e perda de renda à nós produtores... De que lado vcs realmente estão??? Será que não estão dando um tiro no próprio pé? Já estou ouvindo falar em queda de preço do conilon...girando na casa dos 430 reais.... É isso que vcs querem? Vender café cada dia mais barato? Porque até agora toda essa palhaçada só serviu para derrubar as cotações do mercado de café...
JOSÉ AILTON JUNQUEIRA DE CARVALHO

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/02/2017

A força da união e a força da mobilização funcionou.Temos que permanecer vigilantes.
ELDER G. BALDON

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/02/2017

O estado do Espírito Santo junto com minas sofreu com a tragédia de rejeitos de Mariana. Tivemos aumento do custo de produção por causa da estiagem, energia bandeira vermelha e outros, produção menor aumenta o custo também. Mas mesmo assim produtor e guerreiro, trabalha de sol a sol, produziu café , temos café para indústrias. Agora penso, aqui com meus botões, ministro da agricultura para fazer jus ao cargo, não teria que lutar pela agricultura. O que a por trás de tanto descaso , será que somos lixos. Agricultor é fantoche, peça de manipulação. Fala para nós senhor ministro. Porque odeia tanto o estado do ES. Ou é cafeicultura que odeia. Soja sei que ama. Aqui no meu lindo estado tem gente boa, venha nos fazer uma visita e Tomar um cafezinho . Quem sabe muda de ideia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures