OIC reconhece que o preço do café está afetando os cafeicultores de todo o mundo
Em declaração curta, Robério Silva, Diretor Executivo da Organização Internacional do Café, expõe que a maior organização representativa do setor está preocupada com as fortes quedas nos preços dos cafés arábica mundo afora e enfatiza que "esta é uma situação que não pode ser controlada por nenhum membro particular no mercado". Greve na Colômbia faz Robério lembrar da importância do país produtor.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Declaração Oficial OIC - 27 de fevereiro de 2013
O preço indicativo composto médio da OIC de fevereiro para o café caiu para 132,39 centavos de dólar por libra hoje, 28% a menos que em fevereiro de 2012. O preço composto médio mensal para cafés suaves colombianos caiu de 244,14 centavos de dólar por libra para 161,57 centavos de dólar por libra, equivalente a uma queda de 66% no mesmo período. A atual situação dos preços do café está afetando os produtores em todo o mundo e é motivo de preocupação para a OIC e para a comunidade mundial de café. Essa é uma situação de mercado que não pode ser controlada por nenhum membro particular no mercado. A volatilidade dos preços causa sérios problemas econômicos ao longo de toda a cadeia de abastecimento de café e afeta mais de 120 milhões de pequenos produtores em mais de 50 países em todo o mundo, que dependem da receita do café e têm acesso limitado a instrumentos de gestão de riscos.
Os produtores de café colombianos são valorizados pelos mercados internacionais e seu café é conhecido e respeitado em todo o mundo por sua qualidade. A Federação de Cafeicultores da Colômbia tem sido, por 85 anos, um modelo em países produtores. Garantiu sustentabilidade e uma vida melhor aos cafeicultores colombianos durante toda a sua existência.
A Colômbia é o quarto maior produtor de café do mundo, depois do Brasil, do Vietnã e da Indonésia, e produziu 7,6 milhões de sacas no ano cafeeiro de 2011/12. A Federação de Cafeicultores da Colômbia representa mais de 500 mil pequenos produtores no país.
As informações são da OIC e da Prensa FNC, traduzidas e adaptadas pelo CaféPoint.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 01/03/2013

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 01/03/2013
E não podemos deixar de parabenizar a industria do café nacional e internacional que faz o que quer com o setor produtivo, e ainda faz o consumidor pagar caro e ficar contente com esse produto que é oferecido! O consumo não para de crescer, imagina se o café de qualidade fosse realmente disponibilizado ao consumidor, que hoje por sua vez já não distingue café de xarope cafeinado....
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO
EM 28/02/2013
Que bom que tenho podido ser, através de minha opinões, o vetor para que muitas mudanças de postura e condutas no negócio café fiquem evidenciadas.
CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ
EM 28/02/2013