ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafezais com muitas flores indicam falta de folhas no interior da lavoura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/10/2017

2 MIN DE LEITURA

2
0
Por Camila Cechinel 

As chuvas que caíram em praticamente todas as regiões produtoras de café entre o final de setembro e começo de outubro facilitaram a abertura de floradas pelo Brasil afora. Porém, de acordo com Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, em Santos (SP), uma grande quantidade de flores na lavoura indica que ela possui menos folhas, o que será prejudicial para a produção final. 

Foto: Produtor Fernando Barbosa
                                  Foto: Produtor Fernando Barbosa 

Segundo o especialista, as chuvas estão irregulares e não vem sendo suficientes para recuperar os cafezais, que sofreram três anos seguidos com a falta de água e perderam folhas durante a seca. Para ele, é inquestionável o quanto as floradas são lindas, no entanto, árvores brancas, em excesso, indicam que os produtores terão algum problema mais pra frente.
"A experiência mostra que cafezais muito enfolhados estão bonitos por fora, mas com falta de folhas no interior. Quanto menos folhas, mais desprotegidas ficam as flores, que não se desenvolvem e caem", explica Carvalhaes, acrescentando: "o tamanho do problema depende de quanto chumbinho vai virar fruto, e depois, com as chuvas em janeiro, ver quanto esses frutos vão crescer". 

Conforme o entrevistado, a queda das folhas durante a seca variou de região para região, sendo menor em propriedades irrigadas, que existem em volume inferior no Brasil, e a perca da folhagem foi considerada "normal" pelos agrônomos.
No entanto, para as fazendas que tiveram queda entre 20% e 30% das folhas, a orientação é que os os produtores adubem as lavouras, utilizando os defensivos na hora certa, para evitar perda de folhas além do comum e ajudar no controle de pragas: "já em locais que perderam mais de 50% das folhas, a instrução é que seja feita a recepa dos cafeeiros para ajudar na safra dos próximos anos", diz Carvalhaes. 

Ao contrário do que foi noticiado no começo deste ano por alguns especialistas, a possibilidade de uma safra recorde em 2018 está afastada, segundo os agrônomos. A safra de bienalidade positiva virá, mas com todos os cuidados de adubação e defensivos, além chuvas na hora certa e temperatura média favorável. 

"Temos que comemorar as floradas, apesar delas não serem novidade e influenciarem no mercado de venda do café. Agora, temos que torcer para que as chuvas sejam muito boas para fazer com que o país exporte mais no ano que vem", finaliza Carvalhaes. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAIME MENDES DE SOUZA

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/10/2017

Ao invés de recepa, acho melhor o esqueletamento, porque aí, na safra 2019 já está produzindo. A recepa demora 3 anos para produzir o fruto. 
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 13/10/2017

Parabéns pela excelente matéria. Muitos amadores e até alguns profissionais fazem as contas da produção sem analisar este nível de encolhimento da lavoura. Bem isso: se vê  muita flor, muitas vezes a lavoura desfolhou bem após a indução floral, aí ficam grãos pequenos e muitos grãos mokas por causa de falha na polinização.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures