ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fórum Café e Clima da Cooxupé debate impactos climáticos na safra cafeeira

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 20/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 27 de setembro, a partir das 13h45, a Cooxupé realiza a 4ª edição do Fórum Café e Clima. O evento acontece em formato híbrido, presencialmente, no auditório da Matriz da cooperativa, em Guaxupé (MG), e com transmissão ao vivo através do canal da cooperativa no YouTube e no Portal Hub do Café.

O Fórum é um importante instrumento aos cooperados cafeicultores e para o mercado de café, pois apresenta as condições da produção cafeeira diante dos impactos climáticos. Para isso, os especialistas apresentam e respondem questões sobre como os cafezais estão reagindo frente ao comportamento do clima, diante de secas, geadas e déficit hídrico. Outro ponto fundamental abordado é o impacto desses fenômenos em relação às safras futuras.

“Não há como falar de safra sem fazer a relação com o clima. Temos visto que o comportamento climático tem trazido grandes impactos para as lavouras nos últimos anos. Tanto quanto a falta de chuvas como as geadas. Por isso, a Cooxupé sempre abrirá espaços para discussões com especialistas do assunto. De modo a trazer importantes informações, auxiliando nossos cooperados em suas tomadas de decisão, além de munir o mercado com cenários compatíveis ao momento atual e às futuras safras”, explica o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Presença de especialistas

O 4º Fórum Café e Clima conta com palestra do engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos. Na ocasião, ele apresenta quais eventos climáticos ocorridos desde abril de 2021 e como está a situação atual das lavouras nas diversas regiões onde a cooperativa possui estações meteorológicas.

Também está confirmada a presença de Marco Antonio dos Santos, que é engenheiro agrônomo, agrometeorologista e sócio-fundador da Rural Clima. Marco Antonio abordará as previsões climáticas para a safra de café 2023.

A programação do evento ainda traz a palestra do fisiologista vegetal Cláudio Pagotto Ronchi, que explicará os impactos dos eventos climáticos do ponto de vista fisiológico que ocorreram com os cafeeiros, assim como as implicações atuais e futuras para a produção de café. Cláudio possui doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde é docente até hoje. Dentre as atividades que realiza, também desenvolve projetos de pesquisa sobre a fisiologia da produção do cafeeiro e manejo de plantas daninhas em café.

A mediação dos debates será conduzida pelo engenheiro agrônomo e gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo.

Serviço
4º Fórum Café e Clima Cooxupé
Quando: 27 de setembro de 2022
Horário: 13h45
Onde: Presencial (Matriz da Cooxupé em Guaxupé)
Mais informações: www.cooxupe.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures