ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Um brinde ao café

SOU AGRO

EM 20/04/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
 Lívia Andrade


Você sabia que 14 de abril é o Dia Internacional do Café? Para comemorar a data e parabenizar todos que trabalham direta ou indiretamente com o grão, o Sou Agro preparou esta reportagem, que é o carro-chefe do especial dedicado à bebida.

No Brasil, café é sinônimo de muitas coisas. No passado, foi um dos principais produtos da economia brasileira. Os barões do café eram os magnatas da época e representavam o poderio paulista juntamente com os produtores de leite de Minas Gerais. Daí o título política café com leite ao revezamento do poder nacional por presidentes dos dois Estados no período entre 1898 e 1930.

Muito além da história, a bebida está inserida no cotidiano brasileiro e dá nome à primeira refeição do dia, o café da manhã. Além disso, a expressão “Que tal um café?” pode ser usada como convite para um bate-papo ou pretexto para uma parada no meio do expediente. E as contribuições não param por aí.

Um estudo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) mostrou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios que tem no café a base de sua economia é maior que os demais. No ranking mundial, o Brasil tem a liderança na produção e exportação de café.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são 360 mil propriedades produtoras do grão espalhadas por 1.800 municípios distribuídos por 12 Estados. Minas Gerais concentra 52% da produção, seguida por São Paulo com 28%. O café, que chegou a representar 80% das exportações brasileiras, hoje – com a diversificação da economia – representa 4%. Mas sua importância não diminuiu.

Só em termos de mão de obra, a cafeicultura gera mais de oito milhões de empregos diretos e indiretos. O grande avanço do setor nas últimas décadas foi na produtividade e qualidade. “Até os anos 90, a área plantada era de 2,7 milhões de hectares e a produção estava na casa de 27 milhões de sacas, o que dava entre 10 e 11 sacas por hectare”, diz Gabriel Bartholo, gerente-geral da Embrapa Café.

“Hoje, a área caiu para 2,2 milhões de hectares e a produção aumentou para 40 milhões de sacas ano, o que rende entre 22 e 24 sacas por hectare”, explica Bartholo. Em termos de consumo, o Brasil está longe dos países nórdicos – como Finlândia, Noruega e Dinamarca, lugares em que o consumo per capita é em torno de 13 quilos de café por ano –, mas à frente de Itália, França e EUA.

De acordo, com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), no ano passado o consumo por brasileiro ano foi de 4,88 quilos, o que dá quase 82 litros da bebida por pessoa.

Diversidade
A oferta de cafés nas gôndolas dos supermercados é cada vez maior. Tal realidade é fruto das pesquisas aliadas aos avanços no processo de beneficiamento e torrefação dos grãos. Quem sai ganhando é o consumidor, que tem ao seu alcance uma variedade cada vez maior. Hoje, há cafés para todos os bolsos e gostos.

Desde o tradicional, aquele vendido embalagens do tipo travesseiro, até os da categoria premium – também chamados de cafés especiais ou gourmet – que vêm em embalagens a vácuo. Os melhores cafés são da variedade arábica e, geralmente, recebem o adjetivo de premium por conta dos cuidados especiais no processo produtivo – trato da lavoura, colheita seletiva dos grãos cereja, beneficiamento e torrefação adequados – que repercutem numa bebida de qualidade superior.

Além disso, a diversidade de regiões produtoras garante ao consumidor opções diferentes ao paladar. Para quem prefere um café encorpado, com acidez acentuada, o ideal é o café de altitude. Exemplo: café das montanhas de Minas. Já o café do cerrado é indicado para aqueles que gostam de uma bebida mais aromática e doce. Basta você provar todas as opções e escolher a que mais lhe agrada.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures