ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Para dar certo a colheita e a receita

SOU AGRO

EM 11/11/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Júnior Milério

Geotecnologia. Este é o nome dado à tecnologia em favor do uso eficiente das áreas de plantio. “Nenhum terreno é homogêneo, mesmo em espaços pequenos”, afirma Victor Campanelli, administrador e especialista em tecnologia agrícola. Para ele, o objetivo da geotecnologia é simples, “para cada tipo de terra é necessária uma quantidade específica de nutrientes. E isto é possível somente com conhecimento técnico”.

O conceito surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos e, segundo Campanelli, “a agricultura de precisão é jovem no Brasil, está sendo mais divulgada desde 2007, mas está crescendo”, afirma.

São quatro passos básicos neste processo, “análise do solo, depois um sistema identifica as necessidades, e então é gerada uma recomendação agronômica, para depois ser feita a aplicação no solo”, define o especialista. Ele ainda ressalta os benefícios ambientais, ou seja, “a utilização adequada e racional dos recursos naturais”, o que minimiza desperdício.

Precisão gastronômica
Os procedimentos metódicos não são exclusividade desta tecnologia aplicada no campo. O jornalista e crítico gastronômico Josimar Melo diz que “uma receita é uma solução técnica, uma fórmula matemática de precisão”, ou seja, “tempos, quantidades, temperaturas”, afirma ele.

Melo também acredita que, na culinária, apesar de ser um “ambiente conservador, onde os modos de preparo são passados de geração para geração”, inovações são possíveis, principalmente quando a tecnologia é colocada a favor da melhoria. Durante o evento “Foco”, promovido pela empresa Santiago & Cintra, no último dia 09 de novembro, na capital paulista, o tema foi “Precisão”.

O especialista em gastronomia citou o revolucionário chef de cozinha espanhol, Ferran Adrià. “Ele [o chef] usou conceitos de precisão jamais vistos na cozinha, desenvolvendo um processo de ‘desconstrução da comida’. São técnicas que revolucionaram a maneira de lidar com os sabores e os alimentos”, afirma Melo.

As técnicas desenvolvidas pelo chef espanhol são definidas como “gastronomia molecular”, ou “técnico-emocional”, ressalta Melo. E emoção é coisa conhecida também pelo produtor Hatsu Ono. “100% orgânico quase não existe, eu tenho meu jeito de preparar a terra, mas cada um faz como pode”, explica o agricultor que falou sobre “’precisar’ da terra e exercer sua atividade com precisão”. Isto para garantir o desenvolvimento sustentável do plantio.

Ono concluiu sua participação no evento dizendo que “a precisão nos processos é fundamental para garantir a qualidade”. Consenso entre produtores e o especialista em gastronomia é que, tecnologia e precisão, desde que utilizados com sabedoria, e em prol do bem coletivo, podem sim colaborar com o desenvolvimento do agro, de receitas e sabores.

Melo finalizou dizendo que as inovações de Adrià, inclusive, utilizando produtos químicos “podem até parecer maluquice, mas se forem feitas com amor e precisão, revolucionam”, o que garante “o prazer de sentir um gosto bom, algo que levaremos até o fim da vida”.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures