ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A semana do café

WAGNER PIMENTEL

EM 30/05/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A semana do café

Numa semana morna na bolsa do café onde a indecisão predominou a maior parte da semana não tivemos grandes movimentos e pelo que parece estão todos aguardando a safra brasileira para tomar suas decisões.
O olho do furacao parece ter saído da Grécia e ido agora para a Espanha
A crise na Europa que aflige o velho continente esta longe de terminar e com isso os investidores ficam mais ariscos e os mercados mais nervosos. Na sexta feira passada a agencia FITCH rebaixou a nota da Espanha e com isto significa que a Espanha terá dificuldade em pagar suas e dividas e também em renegocia La, e como esta noticia saiu na sexta depois de muitos mercados já estarem fechados o reflexo desta brincadeira ficara pra semana que vem.
Em um comentário o banco JP Morgan mandou três cenários possíveis para o preço do café, e o único que previra preços melhores seria se tivéssemos uma geada na zona produtora de café. Outro comentário nos revela neste estudo que nos últimos trinta anos em vinte deles o mercado caiu no mês de julho , mês onde a safra brasileira esta em pleno vapor , portanto podemos esperar uma queda nas cotações.
O cenário de queda e de crise também traz a alta do dólar e com isso o preço do café no físico fica inalterado o que seria a salvação pelo gongo antes do nocaute ou de jogar a toalha.
Tecnicamente tive a impressão que o gráfico mudou o trade range notado nas ultimas cinco semanas que teria saído de 130 a 140 para 132 a 136 dólares por libra peso o que torna um range pequeno desinteressante e perigoso. As operações de compra ficaram desinteressantes, portanto nosso trade aberto de compra será realizado na segunda onde o stop esta na entrada o que não nos gerara prejuízo a não ser a da corretagem, o que é salutar, pois os corretores precisam sobreviver.
A possibilidade de uma alta fica agora nesta época voltada para o clima, se tivermos uma geada devera subir se não vier fica mais difícil.
Para o mercado físico quem esta precisando defender algum para pagar as despesas da fazendo sugiro que aproveitem estes buracos de café de qualidade e uma eventual alta do dólar casado com a subida da bolsa que poderá ter cotações melhores, e acho que ficaremos com saudades destas cotações quando a safra bater mais forte e a desova forem inevitáveis, é crise batendo na porta, e isto significa dinheiro mais difícil e com juros mais caros.
Os estoques de café continuam recuando e dando sustentação ao mercado, uma entrada do governo agora em forma de opções daria uma alavancada neste mercado morno e chato de trabalhar. Fica a dica aí para o meu chara ministro da agricultura.
As ofertas que os importadores continuam mandando para nosso café, a 25 abaixo das cotações da bolsa de Nova Iorque, chegam a ser ridícula e o exportador que aceitar um preço destes só pode ser desespero, pois não acredito que o mercado caia abaixo das cotações existente hoje. Seria suicídio para cafeicultura e também para o exportador porque mesmo que a colheita seja acima de 55 milhões de sacas, este tamanho de colheita me parece que já esta precificado, pois este ano a safra é maior, mas ano que vem voltamos à carga baixa e o estoque não será reposto.
Tenham todos uma boa semana e bons negócios
Wagner Pimentel
www.cafezinhocomamigos.blogspot.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures