ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ocorrência de geada em MG sustenta cotações do café nesta sexta-feira (05)

NATÁLIA SAMPAIO SENE FERNANDES

EM 05/08/2011

1 MIN DE LEITURA

3
0
O mercado de café teve uma semana relativamente parada, com poucos negócios no mercado físico, diante desvalorizações nos mercados futuros. Vendedores seguem retraídos a espera de novas altas.

As desvalorizações ocorreram em função das preocupações com uma nova crise econômica internacional, que fizeram com que as bolsas internacionais, e commodities despencassem nesta quinta-feira (04).

Na quinta-feira o café na BM&F, set/11 fechou a R$ 313,20/saca, recuperando parte da perda na sexta-feira, quando foi cotado a R$ 318,60.

Informações de que as áreas produtoras de Minas Gerais foram afetadas por geadas deram sustento ao mercado que trabalhou com forte alta pela manhã atingindo a máxima de 322,80, com alta de 9,70.

Produtores do Sul de Minas comentam que realmetne houve geada na região na madrugada de quinta para sexta, porém ainda não se sabe o tamanho do prejuízo. Caso seja confirmada a queima dos pés de café, a próxima safra poderá ter quebra.


Os fundamentos de oferta e demanda continuam praticamente inalterados, com oferta aidna restrita e estoques baixos. Além disso países produtores enfrentam problemas de quebra de safra, o que colabora ainda mais para o não suprimento da demanda mundial crescente.

Mesmo com demanda crescente, também há incerteza quanto a redução do consumo em países como EUA e da União europeia, que encontram-se em momento de crise financeira.

Bom fim de semana a todos!

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ

EM 09/08/2011

Obrigado pela atençao Natalia.
abraços
NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 09/08/2011

Bom dia Eli. Obrigada pelo comentário.

A situação atual é muito aguda e todos estão muito cautelosos. O qeu acontece é que em momentos como esse os investidores costumam tirar seus investimentos em commodities, e entrar no mercado como o de dólar. Isso puxa os preços das commodities para baixo e do dólar para cima.

A questão é que está tudo muito incerto e não tenho como te dar uma perspectiva de preços. Contudo posso dizer que as ofertas ainda estão bem restritas, com estoques baixos. Os números de produção e consumo praticamente se anulam, ou seja, parece que não haverá fonte suficiente para suprir os estoques no médio prazo.

O mercado ainda tem dado mais atenção aos fatores macroeconomicos do que as questoes de oferta e demanda, mas uma hora o mercado vai sentir a falta do produto. Outro ponto é que geadas pontuais ocorridas em junho e agosto devem afetar negativamente a produção da próxima safra. E ainda tem muita coisa que pode acontecer até lá.

AO msm tempo que temos visto os preços cairem na bolsa, o preço no mercado físico tem se mantido em alta, principalmente pois o dolar está em alta.

A melhor coisa é ficar de olho nas notícias que EUA e Europa irão divulgar e ver a expectativa futura.

Boa sorte e bons negócios!
Abraços,
Natália Fernandes
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ

EM 09/08/2011

Bom dia Natalia

O que devemos esperar sobre os preços do cafe com essa nova crise nos EUA depois do rebaixamento da nota de sua capacidade de pagamento de suas dividas?
Se tiver uma opiniao a respeito e puder nos responder,agradeço
Eli Valera Nabanete
agricultor

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures