ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA participou da decisão do Governo de suspender a autorização para importação de café do Peru

NATÁLIA SAMPAIO SENE FERNANDES

EM 22/05/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A suspensão da autorização oficial para a importação de café arábica do Peru, devido aos perigos fitossanitários, especialmente em relação às culturas do cacau e do cupuaçu, teve participação decisiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de estudo técnico elaborado pela Comissão Nacional do Café enviado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A suspensão da autorização para importar café do Peru foi publicada na edição desta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União.

A análise da CNA mostrou que o café pode ser o principal veículo para disseminação do fungo Moniliophthora roreri, causador da monilíase do cacaueiro, doença que ataca as culturas do cacau e cupuaçu, existente na maioria das regiões produtoras de café do Peru. Os produtores de café, cacau e cupuaçu se mostraram aliviados com a publicação da Resolução nº 03, do Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA, suspendendo a autorização para se importar café do Peru, devido ao risco de doenças e pragas que o produto peruano traria para o Brasil.

A suspensão vale até que a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do Peru (ONPF) apresente ao governo brasileiro um plano de trabalho consistente, a ser aprovado pela Defesa Sanitária brasileira. O documento das autoridades peruanas terá de conter informações sobre a produção, pragas e tratamentos fitossanitários adotados por aquele país, bem como medidas de mitigação de risco de envio de pragas no comércio internacional do café.

A Comissão Nacional de Fruticultura da CNA e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) também tiveram participação importante no processo que culminou com a suspensão da autorização de se importar café peruano.

Elevado risco fitossanitário - O estudo da CNA destaca três pontos fundamentais que embasam a preocupação dos produtores brasileiros em relação à autorização anterior de se importar café do Peru. O primeiro deles é o elevado risco fitossanitário às culturas do cacau, café e cupuaçu devido à existência em terras peruanas da praga monilia e de outras doenças ainda não existentes no Brasil.

De acordo com o Plano de Contingência de Moniliophthora roreri, instituído pelo MAPA por meio da Instrução Normativa nº 13/2012, a disseminação do fungo de uma área infectada para área não infectada ocorre principalmente pelo transporte de frutos infectados, material vegetativo e embalagens contendo esporos do fungo, como a sacaria de café, por exemplo. A disseminação natural dos esporos ocorre pelo vento, cursos de água, insetos, animais silvestres, dentre outros fatores.

O Brasil ainda permanece como área livre de M. roreri, mas caso a mesma se instale no país, poderá provocar profundos desequilíbrios em ambientes agrícolas, urbanos e naturais. Tal cenário traria ainda outras consequências negativas como o desemprego, queda na renda do produtor rural e desmatamentos, levando-se cem conta o caráter conservacionista da cultura do cacau.

Processo lento - Além disso, o processo de registro de moléculas para o controle fitossanitário é burocrático e demorado, impedindo o controle imediato de pragas e doenças, no Brasil. Existe ainda a preocupação dos produtores brasileiros com o fato de o Peru ainda não dispor, no geral, de práticas capazes de garantir sustentabilidade ambiental e social, como as empregadas no Brasil.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
www.canaldoprodutor.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures