ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que pode ocasionar abortamento de flores?

NATÁLIA SAMPAIO SENE FERNANDES

EM 21/10/2010

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

1
0
O leitor do CaféPoint Alemar Braga Rena, de Viçosa/MG, enviou um comentário ao artigo "Deficit hídrico já causa perdas de produtividade das lavouras cafeeiras do Sul de Minas", respondendo a dúvida do leitor Ricardo Ferreira.

Ricardo Jose Ferreira, de Ilicínea/MG comentou que na região de Boa Esperança já podem ser percebidas algumas rosetas que abortaram suas flores, flores que não abriram, ficaram mumificadas. Ele pergunta se este fato pode estar ligado ao défict hídrico ou ao excesso de calor na época da florada.
 
Como você avalia esse abortamento de flores?

Clique aqui e deixe sua opinião!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELOY HUNGARO KARAM

ITATIBA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 04/11/2010

Temperaturas médias anuais entre 18 e 21ºC, sem grandes variações sazonais, reflexo de sua origem em região equatorial de altitude, parecem ser os limites mais indicados para C. arabica. Em trabalhos de zoneamento agrícola para a cultura no Estado de São Paulo, ficou estabelecido a faixa de temperatura média anual entre 18 e 22ºC como sendo apta ao seu desenvolvimento. Estudos evidenciam que várias fases biológicas têm seu desenvolvimento e/ou crescimento reduzidos e até paralisados totalmente em condições de temperaturas extremas.
Nesse sentido, em regiões onde temperaturas acima de 30ºC, por um período prolongado, são freqüentes, ocorrem danos a folhagem e se essas temperaturas elevadas ocorrerem na fase de florescimento, podem provocar abortamento dos botões florais, reduzindo seu vingamento, não produzindo frutos. Outro fato é que em regiões com temperatura média anual acima de 23ºC, o desenvolvimento e a maturação dos frutos são acelerados, acarretando perdas freqüentes na qualidade.
Por outro lado o cafeeiro também se mostra pouco tolerante ao frio.Temperatura de -2,0ºC, próxima às folhas já provoca início de danos aos tecidos enquanto que temperaturas foliares entre - 3,0 e - 4,0ºC provocam danos graves e morte dos tecidos. Em regiões com temperaturas médias anuais inferiores a 18ºC, a ocorrência de geadas, mesmo que esporádicas, e ventos frios podem limitar a exploração econômica da cafeicultura.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures