Depois de anos trabalhando neste mercado, percebi que para a maioria dos departamentos comerciais das Empresas, o grande trunfo não é o de conquistar novos clientes, mas sim o de tirar clientes da concorrência.
Sabemos que essa disputa de mercado existe, sabemos também que 98% das vezes é promíscua, pois acaba valendo a lei do preço, ao invés de valer a lei da qualidade de produto e atendimento.
Mas e os clientes que não tem café?
Aqueles que não são visitados, aqueles que parecem não ter significado para a Empresa porque aparentemente terão um consumo baixo de café (mas que por mais baixo que seja, merecem toda a atenção).
Quando este cliente será conquistado?
O mercado de café, principalmente o de dose individual como o caso do sachê de café espresso, é ilimitado.
Sempre dou o seguinte exemplo, por mais exdrúxulo que possa parecer. "O CAFÉ ESPRESSO EM SACHÊ É TÃO PRÁTICO VOCÊ PODE COLOCAR UMA MÁQUINA NO SEU BANHEIRO PARA TOMAR UM CAFÉ ANTES DE FAZER A BARBA OU ANTES DE TOMAR BANHO, A ESCOLHA É SUA, POIS O PRODUTO NÃO IRÁ LIMITAR VOCÊ A TOMAR ESTA DECISÃO!"
Vendedor, entendo que olhar para a carteira cheia de clientes da concorrência pode até ajudá-lo a conquistar alguns para você, mas ao mesmo tempo, olhe para a sua carteira que tem espaço de sobra para novos mercados, novas conquistas e que não estão acontecendo...
Desejo a todos boas novas vendas!