FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Sistema da BASF garante ganhos de até 18% na produtividade do café

  • Sistema AgCelence® controla doenças e aumenta qualidade do café
  • Empresa também demonstra o Digilab® 2.0 na versão mobile
A Expocafé 2013, o maior evento da cafeicultura no Brasil, deve reunir produtores e especialistas do setor entre os dias 11 e 14 de junho, em Três Pontas (MG). Pioneira em apresentar soluções rentáveis ao produtor, a BASF reforça no evento o Sistema AgCelence® Café, que garante ganhos de até 18% na produtividade dos cafezais e na qualidade dos grãos. “Além de aumentar os rendimentos, esse sistema permite melhor controle de doenças e um café de qualidade superior”, afirma o gerente de Marketing de Cultivo Café, Daniel Andrade Vieira. 

Em estudos experimentais com o Sistema AgCelence®, a BASF apurou, juntamente com os agricultores, que a produtividade média da lavoura subiu mais de cinco sacos por hectare em 87% das áreas demonstrativas. “A média chegou a 57 sacos, frente a 48 de áreas sem a chancela do Sistema AgCelence® Café. Esses ganhos com o sistema são significativos para a rentabilidade do cafeicultor”, destaca Vieira.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café na safra 2013 deve ficar em torno de 48,6 milhões de sacas de 60 quilos, uma redução de 4% em relação à safra passada. A queda se deve principalmente aos fatores climáticos. O Sul de Minas Gerais representa 52% da produção de café no País.

O Sistema AgCelence® Café é o resultado da ação de três fungicidas exclusivos da BASF: o Cantus®, o Comet® e o Opera®. A combinação aumenta a produtividade e a qualidade das plantas e frutos. Quando os primeiros sintomas de doença aparecerem, o cafeicultor deve aplicar os fungicidas. Os produtos ajudam a garantir maior proteção das folhas, ramos e frutos. Já nos períodos de pré e pós-florada são utilizados os fungicidas Cantus® e Comet®. Nesta fase, é importante aumentar a saúde vegetal das flores e ramos novos. A última etapa é o cuidado dos frutos e folhas. Utiliza-se o fungicida Opera® que proporciona, além do melhor controle fitossanitário, uniformidade na maturação dos frutos, ou seja, maior quantidade de grãos cereja, refletindo na melhor qualidade do produto final.

Digilab

A BASF também apresenta no evento o Digilab Mobile, que auxilia na identificação dos sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas em diferentes culturas, inclusive o café. Com o auxílio de um microscópio digital para capturar a imagem e de uma biblioteca virtual de saúde vegetal, a tecnologia permite consultar e comparar as imagens capturadas. A versão do serviço para tablet une a mobilidade do aparelho e o conteúdo do Digilab 2.0.

Composto de uma lupa via wireless (sem fio) que aumenta em até 200 vezes, os usuários têm disponível uma versão com número superior de imagens no banco de dados, maior conteúdo explicativo e informativo, localização georreferenciada, mapa de ocorrências próprio e personalizado, consultoria de técnicos da BASF e mais mobilidade nos diagnósticos. O produto agiliza o trabalho de assistência técnica no campo.

Em três dias de evento, a Expocafé discutirá temas como a mecanização da lavoura cafeeira, além de apresentar novidades para o setor. No ano passado, o volume de negócios chegou a R$ 230 milhões, incluindo venda de serviços, máquinas, insumos e equipamentos. A exposição é organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Serviço
15ª Expocafé
Local: Fazenda Experimental da Epamig
Endereço: Rodovia Três Pontas – Santana da Vargem, km 6.
Período: de 11 a 14 de junho 2013
Mais informações: www.epamig.br

As informações são da assessoria de imprensa.

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo: 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.