ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Juan Valdez na conquista de Moscou"

PAULO HENRIQUE LEME

EM 14/02/2007

1 MIN DE LEITURA

1
0

Com este slogan, a Federação dos Cafeicultores da Colômbia, Fedecafe, divulga a participação de Juan Valdez, personagem símbolo do café do país, na Feira ProdExpo-2007, realizada em Moscou, nesta semana e sua visita aos principais meios de comunicação russos, para promover o produto colombiano.

Além de Juan Valdez, a comitiva colombiana é composta do Gerente Geral da Fedecafe, Gabriel Silva, e de funcionários da fábrica de café liofilizado da entidade, buscando fortalecer a penetração do produto do país no mercado russo, que cresce a uma taxa de 6% ao ano e no qual 23% dos consumidores conhecem e compram o café da Colômbia.

"Este é o primeiro passo dos cafeicultores colombianos, neste ano, dentro da estratégia que busca conquistar os mercados tradicionais para o consumo de café", disse Gabriel Silva, recordando que as primeiras exportações de para Rússia foram feitas há cerca de dez anos, com vendas de café solúvel produzido pela Fedecafe na sua fábrica de café liofilizado, situada no município de Chinchiná.

Ente 2000 e 2006, as exportações de café colombiano destinadas à Rússia mais que quadruplicaram, passando de 12.000 para mais de 55.000 sacas. O consumo de café naquele país atingiu 2,5 milhões de sacas em 2006.

Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado encomendada pela Fedecafe, em dezembro, apontou que 96% do consumo de café na Rússia é feito dentro do lar e que 69% dos consumidores compram café solúvel. Além disso, 20% dos entrevistados indicaram considerar o café colombiano como o melhor.

Ainda segundo a pesquisa, para os russos, o sabor é a característica mais importante para a escolha do café e esta é um das vantagens do café colombiano. Além disso, a Colômbia é reconhecida como um país onde a produção de café segue estritos padrões de qualidade. Por outro lado, 67% dos entrevistados disseram ser importante que o café seja proveniente de uma região onde se possa certificar práticas de comércio justo do produto.

O café liofilizado produzido pela Fedecafe é reconhecido como um solúvel de melhor qualidade feito com água pura e os melhores grãos produzidos na Colômbia, sendo que este reconhecimento abre a possibilidade de negócios complementares com torrado e moído e solúvel convencional.

Dentre as principais marcas de liofilizado colombiano no mercado russo destacam-se a Zolotye Kupola, a Ambassador, o Café Buendía e o café San Matias.


Renato Fernandes, com informações da Fedecafé

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ DEVOS

SACRAMENTO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/02/2007


Taí o exemplo que o Brasil deveria estar seguindo.

Maior produtor mundial de café, deixa, como sempre, um outro pais sair na frente, cadê nossos representantes do setor. Será que lá na Rússia eles sabem que no Brasil também se produz café de qualidade?

Deixamos que outros saiam na frente. Depois que provarem e se acostumarem, compram o produto, simplesmente pela embalagem, e aí, já sabem o que acontece, ficamos a ver navios, com nosso produto encalhado, e sabem quem paga o pato?

São os que mais sofrem em toda a cadeia cafeeira, com muita chuva, com pouca chuva, com broca, com ferrugem, com bicho mineiro, com carpa, adubação, pulverizações, panhas, Leis Trabalhistas, vistos pelos tecnocratas como os agressores do meio ambiente, chuvas de pedras geadas, secas, melhor falando e uma parafernalha de coisas a fazer e ainda temos que produzir um produto de melhor qualidade, já sabem quem somos?

Os produtores, é lógico!

Espero que tal fato seja uma lição, como já apanhamos muito, que acordemos para um futuro melhor e que também seja melhor remunerada a cadeia produtiva.

Em tempo, ia me esquecendo que ainda tem os sem terras para completar o tormento no campo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures