Com este slogan, a Federação dos Cafeicultores da Colômbia, Fedecafe, divulga a participação de Juan Valdez, personagem símbolo do café do país, na Feira ProdExpo-2007, realizada em Moscou, nesta semana e sua visita aos principais meios de comunicação russos, para promover o produto colombiano.
Além de Juan Valdez, a comitiva colombiana é composta do Gerente Geral da Fedecafe, Gabriel Silva, e de funcionários da fábrica de café liofilizado da entidade, buscando fortalecer a penetração do produto do país no mercado russo, que cresce a uma taxa de 6% ao ano e no qual 23% dos consumidores conhecem e compram o café da Colômbia.
"Este é o primeiro passo dos cafeicultores colombianos, neste ano, dentro da estratégia que busca conquistar os mercados tradicionais para o consumo de café", disse Gabriel Silva, recordando que as primeiras exportações de para Rússia foram feitas há cerca de dez anos, com vendas de café solúvel produzido pela Fedecafe na sua fábrica de café liofilizado, situada no município de Chinchiná.
Ente 2000 e 2006, as exportações de café colombiano destinadas à Rússia mais que quadruplicaram, passando de 12.000 para mais de 55.000 sacas. O consumo de café naquele país atingiu 2,5 milhões de sacas em 2006.
Pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado encomendada pela Fedecafe, em dezembro, apontou que 96% do consumo de café na Rússia é feito dentro do lar e que 69% dos consumidores compram café solúvel. Além disso, 20% dos entrevistados indicaram considerar o café colombiano como o melhor.
Ainda segundo a pesquisa, para os russos, o sabor é a característica mais importante para a escolha do café e esta é um das vantagens do café colombiano. Além disso, a Colômbia é reconhecida como um país onde a produção de café segue estritos padrões de qualidade. Por outro lado, 67% dos entrevistados disseram ser importante que o café seja proveniente de uma região onde se possa certificar práticas de comércio justo do produto.
O café liofilizado produzido pela Fedecafe é reconhecido como um solúvel de melhor qualidade feito com água pura e os melhores grãos produzidos na Colômbia, sendo que este reconhecimento abre a possibilidade de negócios complementares com torrado e moído e solúvel convencional.
Dentre as principais marcas de liofilizado colombiano no mercado russo destacam-se a Zolotye Kupola, a Ambassador, o Café Buendía e o café San Matias.
Renato Fernandes, com informações da Fedecafé