Dias úmidos podem afetar cafeicultura

Chuvas podem comprometer andamento da colheita no final de semana.

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Da redação

A previsão de tempo para os estados produtores é de chuva para os próximos dias. De acordo com a Somar, nesta quinta-feira (24/7), a frente fria chega efetivamente à Região Sudeste e a chuva se espalha sobre todo o Estado de São Paulo, Sul de Minas e Triângulo Mineiro, com risco para temporais, principalmente no oeste e centro-sul paulistas.


Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

Já na sexta-feira (25/7), a frente fria perde força e avança um pouco mais, mas ainda são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia no leste e norte paulistas, no Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo. No sábado, as instabilidades são reforçadas com menor possibilidade de chuva nas cidades mais próximas do Paraná e também no norte mineiro. Já para o Rio de Janeiro, Zona da Mata de Minas Gerais e Espírito Santo, as chuvas ficam mais pesadas entre o Rio de Janeiro, Zona da Mata de Minas Gerais e Espírito Santo.

Ainda de acordo com o boletim da Somar, as chuvas constantes prejudicam as atividades de campo dos cafezais e cana de Minas e São Paulo e colocam áreas de risco em atenção para alagamentos ou deslizamentos.

Temperaturas mais baixas pela manhã, sobretudo perto do Paraná, e que não sobem tanto durante a tarde. A chance para ocorrer nevoeiros também aumenta nos trechos entre o sul e leste paulista por conta da alta umidade. No domingo, nada muda e as chuvas cobrem todo o Sudeste. Volta a chover de forma mais abrangente no Estado de São Paulo, entre o oeste, centro e sul do Estado. Ainda durante o fim de semana, não deve ser possível ter um bom aproveitamento nas atividades do campo.

Segundo o consultor Marcus Magalhães, da Maros Corretora, as previsões climáticas já influenciam o mercado cafeeiro. “A frente fria que avança em direção ao cinturão produtivo ganhou força e convicção deixando uma boa parte dos operadores vendidos totalmente desconfortáveis”. Segundo ele, nesta quarta-feira (23/7) , o clima já chegou a ditar algumas regras. “Dentro deste cenário recompras foram deflagradas e o campo positivo saiu prevalecido de forma contundente. Fora o "urgente" mercado de clima, o próximo grande divisor de águas do mercado será o comportamento das lavouras com relação as floradas e seus desdobramentos produtivos”, completa.

A partir de segunda-feira (28/7), a chuva começa a dar uma trégua e ocorre de forma fraca e mais isolada, entre São Paulo, Sul e Leste de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O tempo abre no restante de Minas Gerais.

Confira aqui as demais tendências climáticas para os próximos dias em diversas regiões do País.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

joão carlos remédio
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/07/2014

Após o grande estresse causado pela seca, esta chuva, mesmo em pequena quantidade, fará com que muitas lavouras floresçam prematuramente. Que ano difícil, até a tão esperada chuva que cai nesse momento poderá prejudicar a produção futura que já está comprometida pelo crescimento menor dos ramos. Quanto a perda de qualidade dos cafés que estão sendo colhidos, acredito que essa chuva tenha sido muito pouco para afetá-la. E quanto aos preços, alguém têm uma idéia do que poderá acontecer???
Carlos Henrique Passos
CARLOS HENRIQUE PASSOS

ARAGUARI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/07/2014

Está chovendo desde sexta-feira (25/jul) em Araguari. Atípico para essa época do ano. Prejudicando resto de colheita e podendo antecipar a florada no cafeeiro que não teve tempo de se recuperar da colheita.
João Batista Vivarelli
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/07/2014

Chuvas que cairam à partir de ontém à tarde e ainda estão ocorrendo em boa parte da Região, é uma dadiva de" DEUS - Grande Arquiteto do Universo", muito boa para à Cafeicultura, que já vem sofrendo com a Estiagem.