ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Último levantamento da Conab para safra 2014/2015 aponta 7,7% de queda

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 09/01/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O quarto e último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra brasileira de café em 2014/2015, apontou 7,7% ou 3,81 milhões de sacas a menos do que o volume de 49,15 milhões de sacas colhidas na safra 2013. O levantamento foi divulgado em dezembro de 2014 e, segundo a Conab, a safra foi estimada em 45,35 milhões de sacas de 60 quilos beneficiadas, incluindo as espécies arábica e conilon.


Foto ilustrativa: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora
Foto ilustrativa: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora

O café arábica representa 71,2% da produção total (arábica e conilon) do país. Para a atual safra estima-se que sejam colhidos 32,31 milhões de sacas. O resultado representa uma redução de 15,6% (5.979 mil sacas). Tal redução se deve a forte estiagem verificada nos primeiros meses de 2014, às podas realizadas nos cafezais de alguns produtores e à inversão da bienalidade em algumas regiões produtoras, aponta a Conab.

Já a produção do conilon, estimada em 13,04 milhões de sacas, representa um crescimento de 20%. Este resultado se deve, sobretudo, à recuperação da produtividade, que na safra anterior sofreu com a forte estiagem.

Com o resultado apontado pela Conab, nesta safra, quebra-se a tendência de crescimento da produção que, desde a safra de 2005 vinha se observando nos ciclos de alta bienalidade, inclusive, ficando abaixo da última safra, que foi de baixa bienalidade.

Minas Gerais
A avaliação da Companhia, aponta que no estado de Minas Gerais, maior produtor da espécie arábica no País, o período de estiagem concorreu para intensificar o ataque de pragas, com destaque para cercóspora, bicho mineiro, ácaro vermelho e broca. O déficit hídrico, provocado pela escassez e irregularidade das chuvas, e agravado pelas condições de elevadas temperaturas, causaram sérios danos às lavouras de café, atingidas na fase de formação e enchimento de grãos, resultando em perdas na produção das lavouras, na renda do beneficiamento e na qualidade dos grãos colhidos.

Contudo, segundo a Conab, o clima predominantemente seco teve efeitos benéficos nos trabalhos de colheita e secagem dos grãos e propiciou a obtenção de café com boa qualidade da bebida.

Com isso, houve recuo da produção cafeeira na ordem de 18,14% em Minas Gerais, em comparação com a safra de 2013/2014. De acordo com a quarta estimativa da Conab, a produção de café em Minas Gerais totalizou 22,644 milhões de sacas de café na safra 2014, com variação percentual de 3,15% para mais ou para menos. A produtividade média do estado atingiu 22,76 sc/ha.

Como agentes decisivos na região a Conab aponta a inversão da bienalidade em algumas regiões do estado, como a Zona da Mata Mineira, da redução da área em produção provocada pelo aumento das podas nos cafezais e da forte estiagem acompanhada de altas temperaturas nos primeiros meses do ano, que comprometeu os trabalhos de adubação das lavouras e resultou em prejuízos para a renda do café colhido, em razão do forte déficit hídrico a que foram submetidos os cafezais durante o período de crescimento dos frutos, nas principais regiões produtoras do estado.

Para ler o informativo na íntegra, clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures