ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

São Paulo deve colher 23,4% mais arábica na safra 2015/2016

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 02/02/2016

2 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

A safra 2015/2016 de café arábica no estado de São Paulo poderá atingir 5,04 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado (302,5 mil toneladas). O dado representaria expansão de 23,4% frente à estimativa de colheita final da safra 2014/2015 – que ficou em 245,19 mil toneladas.


Foto: Café Editora
Lavoura em Pedregulho (SP), na região da Alta Mogiana em São Paulo

O número foi levantado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Entre 3 e 25 de novembro de 2015, as instituições realizaram o primeiro levantamento subjetivo da safra paulista de café arábica.

Alta Mogiana
Segundo o levantamento, o expressivo incremento da quantidade a ser colhida deve-se, fundamentalmente, à recuperação da produção e da produtividade no cinturão cafeeiro de Franca, região da Alta Mogiana. Nesta área se espera colheita de 1,86 milhão de sacas (85% maior que a colheita anterior) com produtividade média de 31 sacas/hectare.


Entre os fatores que explicam o avanço na expectativa de produção regional, estão as condições climáticas muito favoráveis (temperatura e precipitações), e do pegamento e desenvolvimento dos frutos. Outro dado importante diz respeito à poda: nessa região observaram-se na safra anterior cerca de 20% de podas de esqueletamento, que na corrente safra respondem com alta produtividade. Por fim, os pesquisadores salientam que, das três floradas ocorridas, a primeira foi a mais notável e com bom pegamento de frutos, indicando que a qualidade da bebida deverá se posicionar acima da média.

O clima favorável também contribuiu para que se registrasse moderado incremento (em torno dos 5%) na colheita esperada dos cinturões cafeeiros de São João da Boa Vista e Marília, contribuindo ambas para o crescimento da colheita no estado. O cenário otimista para a safra paulista 2015/16, contudo, deve ser assumido com relativa cautela, ressaltam os pesquisadores, pois o levantamento de novembro ocorre em fase muito precoce de pegamento dos frutos; na estação do verão, são frequentes os veranicos que podem ocasionar queda de chumbinhos.


Os resultados foram obtidos aplicando o método subjetivo, que consiste na coleta e sistematização dos dados fornecidos pelos técnicos das Casas de Agricultura, em cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Veja, abaixo, a tabela que traça comparativos entre a safra do ano anterior e a atual de diversos produtos:
 
Fonte: IEA

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/02/2016

Aqui na Região de São João da Boa Vista, as lavouras de café estão com bom vigor vegetativo, produtores estão conseguindo realizar tratos culturais(adubações, pulverizações para controle de pragas, doenças e foliares) dentro do  do prazo.

Frutos já passando para fase de granação com boa uniformidade, caso condições climáticas sejam boas por ocasião da colheita à qualidade tende à ser boa.
SERGIO CASTEJON

MONTE SANTO DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/02/2016

Caro Editor. Somente uma parte ouvida nesse artigo - a Secretaria da Agricultura. E o outro lado, o agricultor, por exemplo - o que diria dessa matéria? Quem ver isso, imagina q o mercado vai cair. Por outro lado, o Mercado de café internacional se sustenta enquanto o resto "derrete". O que ocorrerá com o café quando o humor do mercado em geral voltar a se animar?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures