ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor da Bahia vence Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 03/12/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

O café do produtor Antônio Rigno de Oliveira, de Piatã (BA) alcançou a nota de 8,72 pontos com a qual venceu o 11º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Safra 2014. O lote de café arábica da variedade catuaí concorreu na categoria Café Cereja Descascado/Despolpado, e conquistou, além do 1º lugar da categoria, também o título de campeão geral da competição.

O cafeicultor já havia conquistado este ano o segundo lugar no ranking do Cup of Excellence. Na ocasião, seu lote foi arrematado pela empresa UCC Ueshima Coffee Co. ao valor de *R$ 9.683,49 (US$ 3.862,58), por cada uma das 16 sacas. (Leia mais). Agora, o café de Antônio Rigno foi considerado “único” e “extraordinário” pela Comissão Julgadora do concurso organizado pela Associação Brasileira da Indústrias de Café (Abic).

Confira os vencedores da Café Cereja Descascado / Despolpado:



A competição também contou com a categoria Café Natural, na qual o campeão foi o lote de bourbon do produtor José Clóvis Borges, de Divinolândia (SP), com a nota 7,92. E na categoria Microlote, o vencedor foi o produtor Eufrásio Souza Lima, de Barra do Choça (BA), que em 2013 foi o campeão do concurso. Seu café da variedade catuaí recebeu a nota 8,26 e foi avaliado como “esplendido”.

Veja quem foram os vencedores da categoria Café Natural:



E os melhores cafés na categoria Microlote:



Este ano a disputa final foi entre lotes finalistas dos certames estaduais realizados na Bahia, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. O Espírito Santo não inscreveu seus cafés este ano. Os juízes avaliaram a qualidade global do café na xícara, pontuando notas de 0 a 10 para propriedades como: aroma, sabor, corpo e retrogosto, através da metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café. “Esse é o grande diferencial do concurso nacional promovido pela Abic, a utilização da metodologia do PQC, único no Brasil e no mundo, que avalia o café no ponto de torra de consumo, exatamente igual ao produto que o consumidor compra para preparação diária”, explica Américo Takamitsu Sato, presidente da Abic.

Nesta edição o tamanho dos lotes das categorias Café Natural e Café Cereja Descascado foi reduzido para 6 sacas, duas a menos do que o exigido nos concursos anteriores. De acordo com Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC, a determinação dos lotes de Café Natural e Cereja Descascado serem de apenas 6 sacas visou permitir ao produtor buscar a excelência no preparo de cada lote, tendo em vista as dificuldades enfrentadas em muitas regiões nesta safra, por causa da seca. “Mas essa limitação fará também que a disputa entre indústrias e cafeterias, durante o leilão, seja mais acirrada ainda”.

Na categoria Microlote foram mantidos os critérios: limite de 2 sacas por cafeicultor, desde que o café, Natural ou Cereja Descascado, tenha sido produzido em uma propriedade com até 15 hectares, exigência que visa privilegiar o pequeno produtor.


Confira a classificação por qualidade global:


 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAO VITOR DIAS

SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/12/2014

Valeu a pena, foi muito enriquecedor o conteudo da materia. Parabes pela cobertura, informaçoes objetiva e esclareceradoras. Peço para manter-me informado sobre a inscriçao do proximo concurso , pois e do meu interesse participar destes certames que valoriza o trabalho do pequeno produtor que procura informaçoes para melhorar seu produto, porem nem sempre encontra o canal ideal com reconhecimento da qualidade do mesmo. contato cel.  03197097984 ou 03799935855

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures