ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa apresenta "fungo do bem" que pode valorizar safra em 30%

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 19/06/2015

2 MIN DE LEITURA

5
0
Da redação

Uma pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2004 será apresentada neste mês por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O estudo revela um produto que não recebe aditivos químicos em sua composição e promete combater fungos prejudiciais à qualidade do café e será apresentado durante o 9º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado em Curitiba, entre 24 e 26 de junho.

O “fungo do bem”
Em 1989, pesquisadores da Epamig e Universidade Federal de Lavras (Ufla) descobriram o fungo Cladosporium claridospoides, durante investigações que buscavam compreender a influência de microrganismos sobre a qualidade do café. De acordo com a pesquisadora da Epamig, Sara Chalfoun, o "fungo do bem" combate outros fungos prejudiciais à qualidade do café. "Percebemos que o fungo Cladosporium apresentava ação antagônica sobre os microrganismos prejudiciais à qualidade do café por competir com os mesmos por espaço e nutrientes além de exercer efeitos de antibiose e hiperparasitismo” explica a coordenadora.

Sara Chalfoun pesquisa qualidade do café há mais de 30 anos // Crédito: Erasmo Reis / Epamig
 
Sara Chalfoun pesquisa qualidade do café há mais de 30 anos
Foto: Erasmo Reis / Epamig

Desde 2004, pesquisadores, a partir de isolados purificados do fungo, desenvolveram métodos para a sua multiplicação massal visando a aplicação em cafezais, em forma de biodefensivo. Devidamente patenteado, o produto está em processo de registro comercial, mas já é aplicado, em regime de teste, nas lavouras de todo o Estado. "O produto consiste de uma suspensão concentrada do fungo, purificado e multiplicado, que agregado à substância confere aderência ao produto", explica Chalfoun. O produto não recebe aditivos químicos em sua composição. Estudos mostraram que em lavouras cafeeiras, em regiões úmidas, o produtor rural pode valorizar a safra em no mínimo 30% com a utilização desse fungo, que influencia diretamente na qualidade sensorial da bebida.

A pesquisadora Sara Chalfoun também irá apresentar outros estudos, durante o Simpósio: uma combinação de enzimas capaz de acelerar o processo de retirada da mucilagem do café, além de bioinseticida e bionematicida que garantem sustentabilidade e mais qualidade ao agronegócio café.

Simpósio de Pesquisa
Oito painéis compõem a programação do 9º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil com os seguintes temas: Cafeicultura de montanha; Transferência de tecnologias na cafeicultura; Tendências do consumo de café; Mecanização e Genética do café conillon; Gestão sustentável da água na cafeicultura; diagnóstico e prognósticos para próxima década e Alterações Climáticas e a cafeicultura; Projeto de Integração de Cafés Especiais e Agregação de qualidade ao café; e Indicações Geográficas: agregando valor ao produto.

O evento ainda terá cinco sessões técnicas com os seguintes temas: Tolerância à seca e biotecnologia; Produtos de origem biotecnológica aplicados na cadeia produtiva do café; Os novos desafios da cafeicultura familiar brasileira; Nutrição equilibrada do cafeeiro e Opióides do café: identificação, caracterização e potenciais aplicações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDA SOPHIA

EM 19/02/2020

Nossa, muito interessante!
MARCOS PIMENTA

LUIS EDUARDO MAGALHÃES - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/06/2015

Bom dia!

A alguns anos aqui no Oeste da BA identificamos o fungo Cladosporium cladosporioides colonizando frutos de café. Passei para o provador e classificador da fazenda, que provou e identificou como um café de melhor bebida que as demais xícaras na mesa de prova. A partir dai, fizemos contato com um laboratório de nossa região que trabalha com biocontrole, que multiplicou o fungo e aplicamos na lavoura. Por três anos consecutivos esta fazenda recebeu o prêmio de um dos melhores cafés naturais da BA. Divulgamos os dados entre os  produtores que assistimos, e hoje vários produtores do Oeste da BA já atestaram os benefícios do uso do fungo do bem, agregando uma bebida melhor aos seus lotes de café.

Donizete, faça contato que lhe passo o contato do laboratório.

marcos@pimenta.agr.br
MARA CRUVINEL DA SILVA

CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/06/2015

Prezado Dalmy,



Qual o nome comercial do produto e onde encontrá-lo?
DONIZETE GONÇALVES DE LIMA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/06/2015

Gostaria de encontrar este produto. Por favor quem tiver informações a respeito , me de os contatos.
DALMY CASSIO MIGUEL

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/06/2015

Utilizei o produto em talhões que apresentavam problema na bebida. As primeiras amostras de grãos colhidos indica uma acentuada melhora na bebida . Vamos aguardar até final da colheita para uma avaliação final.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures