ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Enquete: a doença neste cafeeiro é phoma?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 25/02/2016

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

9
0

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEANDRO DA SILVEIRA BARBOSA

LAJINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/03/2016

JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 04/03/2016

Embora a pesquisa não admita, mas este caso tá mais para a antracnose dos frutos (CBD) muito presente nas lavouras da África.
LEANDRO DA SILVEIRA BARBOSA

LAJINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/03/2016

No caso de Antracnose nós teríamos evidências também em ramos, folhas e sintomas iniciais do ataque nos frutos.



Identificação



Nas flores, o sintoma se inicia com o aparecimento de mancha ou listra castanho escura no tecido branco da pétala, sendo a flor destruída em pouco tempo. Em frutos verdes, ocorrem pequenas manchas necróticas escuras, ligeiramente deprimidas. O fungo pode penetrar no fruto, tornando os grãos negros, ressecados, mumificados e destruídos. Sobre as lesões podem se desenvolver pequenas pontuações, que, sob condições de umidade elevada formam uma massa rósea de esporos. O ataque pode ser no pedúnculo dos frutos, causando sua queda. Em frutos maduros ocorre a mumificação e as bagas escurecem permanecendo aderidas aos ramos por longo tempo. Pode ainda ocorrer em períodos secos e/ou baixas temperaturas, lesão pálida e não deprimida, com aspecto de sarna, onde se formam círculos concêntricos de acérvulos negros. Nesse caso não há invasão do fungo no interior do fruto. Nas folhas ocorrem manchas irregulares, necróticas, cinzas grandes, geralmente próximas às margens. Posteriormente, formam-se anéis concêntricos, onde podem ser observadas massas de esporos do fungo. Pode ocorrer a morte dos ponteiros, favorecida por chuva leve e orvalho abundante.



Mas por foto fica complicado identificar se há a presença de esporos nos frutos mumificados.
JOÃO ALVARENGA

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/02/2016

coletrotrichum
CLAUDINEY SOUZA BORGES

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/02/2016

Este comentário citado logo abaixo foi citado no ano de 2015 e em 2016 estamos com o mesmo problema, evidenciando não ser problema de doença e sim de causa fisiológica.A florada de setembro de 2015 é esta com os frutos maiores e preferidos pelas plantas e a florada de novembro foi quase que totalmente perdida ( frutos menores 0 especialmente em regiões de clima mais quente.



Escurecimento e queda de frutos chumbinho podem ser agravados por estiagem

Nestes dois últimos meses, em fevereiro de 2016, muitos produtores e técnicos vem relatando o escurecimento e grande queda de chumbinhos em cafeeiros, creditando este problema ao efeito do stress hídrico.

As observações em campo tem evidenciado que parte do problema se deve à falta de chuvas, porem a base tem sido a falta de reservas da planta e não a falta de água em si.



Cafeeiros que floresceram desfolhados ou debilitados por alta produção no ano passado, agora mostram os frutinhos pequenos enegrecidos e depois caem. Muitos caem ainda verdes, tendo na inserção do seu pedúnculo no fruto uma camada farinhosa típica. Alguns técnicos chegam a recomendar aplicações fungicidas, pensando tratar-se de ação de patógenos. No entanto, ao analisar como o problema se apresenta fica claro que não se trata disso e sim do que acabamos de apontar, a falta de reservas. Mesmo por que, em condições de baixa umidade, a ação de fungos fica restrita pelo clima.



O enegrecimento e queda de chumbinhos é mais critico em cafeeiros e em ramos onde ocorrem diferentes floradas. Pesquisa realizada sobre a queda de frutinhos em diferentes condições de ramos mostrou que o problema foi maior nas plantas desfolhadas e nos ramos de frutificação desigualada. A explicação para isso está no que se chama de efeito dreno. Os frutos maiores possuem os vasos do pedúnculo mais facilmente condutores das reservas tendo, assim, prioridade na sua utilização, ficando os menores sem essas reservas, acabando por serem "expulsos". Em palestras costumamos fazer a comparação com uma porca que tem 11 leitões e apenas 10 tetas com alimento.



Os mais fortes vão tomar as tetas e o mais fraco acaba sucumbindo.

Recentemente, verificou-se que em ramos da face dos cafeeiros, mais batida pelo sol da tarde, essa queda era maior, isto indicando que a pior condição das reservas nesta parte da planta, estava sendo influenciada pelo maior stress hídrico. Deste modo, fica explicada a correlação entre stress hídrico e enegrecimento e queda de chumbinhos, embora, novamente, lembramos que a base principal da queda é a falta de reservas e a desigualdade de floradas.
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 29/02/2016

Concordo com o colega Leandro!               

Parece ser um problema nutricional ocasionado por alguma razão desconhecida.
LEANDRO DA SILVEIRA BARBOSA

LAJINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/02/2016

Olá, vamos por partes;

- Phoma é uma doença fungica, por tanto, um dos seus sintomas são a esporulação do fungo.

"As lesões típicas da mancha de phoma ocorrem nas folhas do primeiro ou segundo nó de ramos do terço superior da planta. Estas lesões localizam-se geralmente nas margens das folhas, impedindo o crescimento nessa área e fazendo com que a folha fique retorcida. Possui formato irregular, coloração escura e tamanho variado, presença de anéis concêntricos de 1 a 3 cm de diâmetro."



- O período do ano influi no surgimento e severidade da doença.

"De modo geral, temperaturas entre 18º C a 19º C, chuva de granizo, entrada de frentes frias, neblina, umidade relativa elevada e períodos prolongados de vento frio, são os principais fatores climáticos que favorecem a doença. Estas condições são comuns em regiões descampadas e de altitude elevada principalmente no início e final do período chuvoso."



Com base no exposto, acredito que o problema está relacionado a algum fator que esteja interferindo no processo nutricional da planta, déficit hídrico, ph, inicio de problemas no sistema radicular por causa de bulbo molhado irregular (no caso de irrigação), presença de alumínio toxico, compactação ou pragas. Ou problemas com a nutrição propriamente dita.

Resumindo, acredito que um déficit nutricional está fazendo com que a planta aborte parte dos frutos para conseguir levar a fim a formação dos demais.



E considere também o limite produtivo da planta, plantas novas bem nutridas podem apresentar uma intensa florada e pegamento, mas não ter estrutura para segurar a carga, e com isso abortam naturalmente parte dos frutos.
UBIRAJARA

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/02/2016

Esse problema também foi detectado na região sudoeste da Bahia, divisa com mg. Não acredito ser phoma, pois os sintomas deste atacam também folhas, botões florais, flores e como mostra a foto frutos novos. Deve ser estudado urgentemente!
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 27/02/2016

Antracnose.Não é notado sinais de phoma nas folhas mais novas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures