ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG e Conab firmam parceria para validar informações do setor cafeeiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 26/08/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
 Da redação

Qualificar as informações sobre o parque cafeeiro de Minas Gerais. De acordo com informações da Emater-MG, esse é o objetivo de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Representantes dessas instituições estiveram reunidos nos dias 24 e 15 de agosto, em Belo Horizonte, discutindo a criação de uma ferramenta mais eficaz na análise e validação de dados do setor no Estado.

Foto: Alexandre Soares / Emater-MG
 
Reunião entre Emater Conab e Seapa // Foto: Alexandre Soares / Emater-MG


“O café é um dos principais produtos da agropecuária mineira e com grande impacto econômico para o Estado. A Conab realiza estudos e estatística e levantamentos sobre a produção, expectativas e colheita, mas carece de validação das informações no campo. A parceria visa criar uma ferramenta capaz de unir a metodologia de geoprocessamento da Conab com a presença que Emater-MG possui no campo e assim ter informações validadas”, explica o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Leonardo Kalil.

De acordo com o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo Antônio de Oliveira Neto, a ferramenta também ajudará no mapeamento das áreas de plantio, produção e produtividade do setor cafeeiro. “Com as informações corretas sobre a produção e produtividade podemos identificar, por exemplo, regiões com menos produtividade e as razões, se é falta de novas tecnologias, o clima ou outros motivos. As informações influenciam diretamente no direcionamento de políticas públicas para o produtor rural. Dados qualificados respaldam os agentes no momento de tomar as decisões”, destaca.
Foto: Alexandre Soares / Emater-MG
 

Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, segundos dados da Conab. A expectativa de produção gerada na safra 2014/2015 é de 23,6 milhões de sacas. “O setor fica vulnerável a especulações de preços e qualquer informação pode influenciar no mercado. Com um sistema mais confiável teremos mais segurança na divulgação dos dados e os produtores correm menos riscos de sofrer impactos através das especulações”, ressalta Kalil.

Plano de Trabalho
Na reunião em Belo Horizonte, os representantes das instituições elaboraram um plano de ações para a execução do projeto. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) faz parte da comissão que irá criar o projeto. Além de ter profissionais qualificados na área de geoprocessamento, a criação da ferramenta também poderá gerar demandas de pesquisas para a instituição.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures