ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desenvolvimento de técnica de poda programada avança para o arábica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 11/06/2014

2 MIN DE LEITURA

22
0
Por Thais Fernandes

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolve há pelo menos seis anos a prática de poda programada para a variedade arábica.

O pesquisador do Instituto, Abraão Carlos Verdin Filho, está à frente da pesquisa e explica que a principal inovação da técnica é a sua aplicação à variedade arábica. “Pelo estudo que fizemos, a poda programada só havia sido utilizado no conilon. Isso nos levou a querer trabalhar também com o arábica nesse sentido”, conta o pesquisador, destacando que no estado do Espírito Santo, são cultivadas as duas variedades de café.

Foto: Incaper
Foto: Incaper

Para dar mais detalhes do estudo, Verdin revela que os principais pontos da técnica são retirar a saia (ramos plagiotrópicos) que produziram mais de 70% de sua capacidade produtiva para o ano; e introduzir em média 3 hastes ortotrópica (galhos) por planta.

Ainda segundo Verdin, o passo a passo do processo de poda programada para o arábica também inclui manter dois a três galhos na hora de fazer a desbrota e arqueamento da muda para induzir à produção.

Foto: Incaper
Foto: Incaper

O estudo foi realizado no Estado do Espírito Santo em região de montanhas – em 2008, o primeiro trabalho foi feito no Sítio São Luís, no município de Baixo Guandu -, porque a poda programada é bem ajustada para quem faz colheita manual. “Essa prática foi desenvolvida a uma altitude de cerca 640 metros acima do nível do mar. Como cada região tem altitudes diferentes, queremos ver como ela atua em outras condições”, avalia Verdin. A altitude dos municípios capixabas produtores de café arábica varia entre 500 e 1200 metros, e a preocupação da equipe é em testar essa tecnologia considerando as especificidades locais.

Para dar continuidade ao estudo, este ano foi oferecido um treinamento para 38 técnicos de 30 municípios do Espírito Santo que cultivam café arábica. “A finalidade é cada técnico levar a técnica para seus municípios. Foram verificadas diversas vantagens no sistema, mas para explicar melhor estamos preparando um Boletim Técnico que sairá entre 30/40 dias”, conclui Verdin, que promete dar mais detalhes a equipe do CaféPoint assim que o relatório for publicado.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto, os resultados de experimentos em uma das propriedades utilizadas para o estudo, demonstraram aumento na produtividade em cerca de 35% e aumento do rendimento de colheita em até 50%. (Leia mais).

22

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 06/06/2016

Estamos em 2016, e, portanto, em ano de bienalidade alta para a lavoura da foto acima. Como foi seu comportamento nesse período?

Se possível for, gostaria de ver fotos!
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 06/06/2016

Como estão respondendo as lavouras conduzidas nesse sistema?

Gostaria de saber se há novidades a respeito dessa técnica, e se a já foi publicado o boletim técnico com mais informações.



Desde já agradeço!



Att: Braga.
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 23/09/2014

Boa tarde Leonardo!

Como já comentei sou cafeicultor e estou entrando na área de pesquisa.

A topografia da minha região é bastante parecida com a de vocês, mas a altitude média varia entre 900 e 1200 metros. Minha região é composta por pequenos produtores e nosso maior problema é o custo de colheita.

Tenho que desenvolver um trabalho de pesquisa e estou pensando em montar aqui um experimento com esta técnica de vocês.

Fiz um projeto de pesquisa e gostaria de te enviar e saber sua opinião a respeito.

Se interessar por favor entre em contato. Meu email é: adelbervbraga@hotmail.com



Desde já agradeço!  
LEONARDO EURÍPEDES VIEIRA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/08/2014

Adalber,



Estou a disposição em fornecer as informações necessárias, para implementação de novo sistema. vale ressaltar que o mesmo num faz nenhum milagre, se alguns princípios para a produção de café, não forem mantidos.

Temos que observar, correção de solo, material genético, nutrição e para algumas regiões, água.

Como você mesmo comentou, não é fácil, renovar lavoura, então posso garantir que em qualquer espaçamento, é possível implementar este modelo, é só respeita o numero de haste/há, que deverá ser de 8000 a 10000, ou seja, tem lavouras que serão conduzidas com 1 broto, outras com 2 brotos, podendo chegar até 5, dependendo do espaçamento. outra informação importante, devido ao seu comentário da foto acima, a vantagem da arábica em relação ao conilon, é que ele verga com o peso dos grãos, mas depois da colheita, ele volta para a posição normal, uma vez que no conilon, ele costuma quebrar muitos galhos, sendo esta uma variável muito grande entre clones.



Estou a disposição, para continuarmos a conversa.


LEONARDO EURÍPEDES VIEIRA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/08/2014

Prezado Jesus Carvalho Espósito,

Peço desculpas, pela demora em responder,  mas como você tem uma lavoura com 8400 pl/há, para este modelo de condução,  não pode de forma alguma conduzir com 3 haste, Mantenha apenas uma, porém fazendo a retirada da saia. Agora se a mesma estiver decotado e ou esqueletada, Sugiro que faça uma recepa e comesse a implantar o novo modelo de condução, justamente a partir da segunda safra, pós recepa.

Temos lavouras com este espaçamento, a condução com poda programada fica show .

Espero ter ajudado.



Bom trabalho!


AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 25/08/2014

O meu cafezal é Arabica , Mundo Novo barra 4 e somente tem 01 uma haste como veio do viveiro. Tenho que fazer encherto para ter 03 hastes? Não entendi . Por favor alguem pode explicar-me? Plantado com 3.5 m x 0.8 entre plantas.Um abraço a todos e rezem para chover, senão ano que vem será um ano perdido também.
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 25/08/2014

Bom dia Jésus Carvalho Espósito,



Voltamos a falar com os pesquisadores. Eles informaram que os estudos continuam e vamos acompanhar para informá-los em primeira mão.



Bom dia Osmir Saiter, Adelber Vilhena Braga e Gilsimar Moreira da Silva,



De fato, as fotos são de lavouras de arábica, como confirmou Gilsimar. As fotos, enviadas pelo próprio pesquisador Verdin, são do Incaper e apontam exatamente a pesquisa sobre arábica.



Abraços,

Equipe CaféPoint.
GILSIMAR MOREIRA DA SILVA

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/08/2014

Discordo, a primeira foto é sim de uma área de arábica, trata de uma lavoura conduzida neste sistema no município de Baixo Guandu/ES, estive lá e confirmo a inovação. Em Santa Teresa teve uma fazenda realizando a poda em um milhão de plantas, foi fantástico!
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 22/08/2014

Olá Osmir Saiter



Obrigado pela informação!

Como comentei acima, gostaria de aprender mais sobre essa técnica e aplicá-la na minha região. Quem sabe possamos fazer um intercâmbio e trocar informações.

Abraços!


OSMIR SAITER

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 21/08/2014



Adelber

As hastes arqueadas são do conilon (primeira foto), isso ocorre por  causa do peso dos grãos, não há nem uma intervenção. Lembro que as hastes do conilon são mais flexíveis que as do arábica e que após a colheita elas voltam, quase que na totalidade, para posição vertical original).
JÉSUS CARVALHO ESPÓSITO

IPATINGA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/07/2014

Equipe CaféPoint

Continuamos aguardando o material técnico explicativo sobre a poda programada; existe já uma previsão para sua difusão? Em nossa região, iniciaremos as podas no final de agosto, e gostaríamos de já iniciar testes e uma área menor.



Att.,

Jésus Carvalho Espósito


ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 26/07/2014

Achei fabulosa a foto acima, e gostaria de saber se a envergadura das hastes se dá somente com o peso dos frutos ou se há que se fazer alguma intervenção...



Grato!
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 26/07/2014

Olá Leonardo;

     Sou administrador e cafeicultor de montanha no sul de Minas, e estou cursando pós graduação em cafeicultura pelo Instituto Federal sul de Minas (Muzambinho). Tenho muito interesse em conhecer mais sobre a técnica de poda programada para o arábica, pois a concentração dos frutos em uma área menor da planta certamente reduz custos. Meu município produz em média 400.000 sacas de café por ano, sendo que 95% é colhido manual ou semi-mecanicamente, parte pela declividade do terreno, mas parte significativa por as lavouras não terem sido plantadas para mecanização. Sabe-se que o arranquio e novo plantio é uma operação cara, e portanto minha intenção é aproveitar as plantas já existentes, adaptando-as a esta nova técnica.

     Aguardo contato e maiores informações.

   

     Att: Adelber V. Braga.
JÉSUS CARVALHO ESPÓSITO

IPATINGA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/06/2014

Prezado Leonardo

Fiz uma experiência, apenas esqueletando e decotando uma lavoura de 8.400 pés/ha (1,7x0.7m), conduzida com apenas uma haste, e a mesma fechou em 2 anos. Será que esta mesma lavoura, se conduzida com três hastes, não terá a mesma ocorrência muito rápidamente? Você  teria este estudo completo aí? Estamos em um bom momento para a implementação deste estudo.

Grato pela atenção,

um abraço,

Jésus Carvalho Espósito
LEONARDO EURÍPEDES VIEIRA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/06/2014

Prezado Jesus,

Neste modelo de poda, o importante é considerar o numero da haste por ha, ou seja entre 8000 á 10000 haste/ha, então podemos adaptar na maioria dos espaçamentos.
JÉSUS CARVALHO ESPÓSITO

IPATINGA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/06/2014

Prezados Senhores

Importante considerar o plano de podas em estudo para diferentes adensamentos e cultivares de arábica.

Ficamos aguardando a nova tecnologia, pois as lavouras estão chegando ao final de colheita em condições muito ruins.



Gratos,

Att.,

Jésus Carvalho Espópsito
LEONARDO EURÍPEDES VIEIRA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/06/2014

Prezados Produtores / Consultores, é chegada a hora de acordar e inovar, no que tange a produtividade e custo do Arábica, uma vez que sabemos que nos últimos anos, não tem sido nada fácil  e que cada dia mais, o café conilon vem ocupando o espaço do Arábica, em função de sua competitividade. Já temos produtores com mais de 15 anos conduzindo desta forma, com produtividade media, muito acima do que se encontra no nosso parque cafeeiro e custos muito equilibrado. o fato de aumentar a produtividade, rendimento na colheita e reduzir a bi anualidade, é o que sustenta  a necessidade da poda.

Concordo que temo que ter o cuidado em implementar esta, em função de alguns detalhes, que necessita estar, muito claro e entendido os princípios. Poço dizer que funciona e temos muitos casos de sucesso neste novo modelo de condução.



Saudações a todos e vamos trabalhar por um futuro melhor para nosso café arábica.
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 15/06/2014

Favor informar qdo estiver pronto. Se houver custos , favor avisar! comunien@bol.com.br. Obrigado
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 13/06/2014

Bom dia leitores,



Em breve, o Incaper irá disponibilizar o Boletim Técnico. Assim que ele for divulgado, voltaremos a publicar sobre o assunto aqui no CaféPoint, acompanhem.



Gratos,

Equipe CaféPoint.
NELSON BRUNI

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/06/2014

Bom dia. Agradeceria receber o  boletim técnico citado.



Informem o valor do mesmo e como adquiri-lo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures