ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Descascador que não utiliza água é mais uma opção sustentável para cafeicultor

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 04/07/2016

3 MIN DE LEITURA

7
0
Por Thais Fernandes

Há poucas semanas um despolpador de café sem consumo de água foi lançado no Brasil e gerou interesse de muitos cafeicultores. Agora, outro modelo que começou a ser projetado no início de 2015 é assunto na comunidade cafeeira. É o descascador horizontal cereja, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas - campus de Machado. “Já viemos trabalhando nele há quase um ano e meio. É fruto de um projeto que foi submetido ao CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e envolveu quatro alunos do curso do Instituto”, explicou o coordenador da pesquisa, professor Dr. Carlos Henrique Rodrigues Reinato.

Foto: Divulgação / IFSuldeMinas campus Machado
Estudantes alimentam máquina para os testes realizados no campus


O desenvolvimento foi realizado inteiramente no campus do IFSuldeMinas. “Com café daqui, fizemos diversos testes de eficiência, comparando com máquinas que utilizavam pouca água”, explicou o coordenador. O objetivo era fazer uma máquina que utilizasse zero de água durante o descascamento, e avaliar a equiparidade entre a nova máquina e as que já estavam em uso. Entre as características avaliadas estão:
- Teste de condutividade elétrica – potássio;
- Umidade/teste de secagem;
- Rendimento/produtividade;
- Qualidade do café processado – análise sensorial.


Foto: Divulgação / IFSuldeMinas campus Machado
Maquinário desenvolvido pelo IFSuldeMinas em parceria público-privada com empresa do setor cafeeiro


Os testes seguem para alcançar o máximo de precisão possível, mas de acordo com Rodrigues, na safra 2015 a equipe já havia identificado o melhor processo até chegar ao protótipo atual. Na época o IFSuldeMinas efetivou o chamado depósito de patente para assegurar a propriedade da tecnologia. Toda pesquisa foi realizada em parceria público-privada com a empresa Pinhal Máquinas e o lançamento oficial ocorreu durante a Feira Internacional de Cafés Especiais de Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), em 2015.

De acordo com a empresa, a máquina é comercializada em dois tamanhos: 3mil litros e 6mil litros. Com essa venda, o IFSuldeMinas recebe em royalties por ter gerado a tecnologia.

Sustentabilidade
A busca por um maquinário que não utilizasse água durante o processamento se justifica por dois pilares: a sustentabilidade e a redução de custos. Os dois andam lado a lado na resolução encontrada pelo Instituto. “A economiza é feita justamente no custo que seria gerado no processo do CD. O descascador comum utiliza quantidade muito grande de água o que traz a necessidade de fazer tratamento de água e onera o beneficiamento”.

Já o ganho em sustentabilidade ocorre justamente por promover a eliminação dessa água residuária, possibilitando a produção de CD sem dano ambiental. “Isso também vai de encontro a todos os processos de certificação, o que era muito cobrado dos produtores. Já na parte social, outro eixo da sustentabilidade, acreditamos que essa máquina pode proporcionar a utilização para pequenos produtores e agricultura familiar. Assim, socializamos a questão do descascamento de cereja e promovemos uma melhoria da qualidade do café nessa região”, destaca o Dr. Carlos Henrique Rodrigues Reinato.

Separador de verdes
Para chegar ao processo foi preciso modificar diversos processos. “Quando iniciamos os estudos já havia alguns modelos, mas sempre com utilização mínima, e não essa proposta de economia total. O sistema transformou alguns processos que aconteciam no descascador normal em novas maneiras de retirada da casca. O principal foi a mudança no layout do equipamento, para que não precise de água para conduzir o equipamento”, explica o coordenador.

No equipamento, os grãos que saem do lavador entram no equipamento e são separados entre verdes e maduros, os cerejas. Esse processo proporciona que apenas o café de melhor qualidade seja processado dali por diante e, como a máquina em questão possui apenas o descascador, origina o café cereja descascado. O professor explica que após esse processo o produtor pode optar por secar o grão de diversas maneiras, resultando em beneficiamentos diferentes, como por exemplo, secando em tanques de fermentação obter oferecer o cereja despolpado.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TITO

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO

EM 23/08/2016

Bom dia a todos, em primeiro lugar agradeço a todos pelos comentários e elogios.

Meu nome é Flavio sou funcionário da empresa Pinhal máquinas, empresa essa que desenvolveu juntamente com a IF Sul de Minas e que é autorizada e responsável pela produção do mesmo.



Qualquer dúvida e novas informações favor entrar em contato com o Sr. Tito vendedor da empresa Pinhal Máquinas.



Tito

Vendas

Fone: (19) 3661-4794

Cel. (19) 9 9247-5022

e-mail: vendas-tecnica@pinhalmaquinas.com

site: https://www.pinhalmaquinas.com
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES REINATO

MACHADO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/07/2016

Prezados estamos a disposição para prestar qualquer informação.

Entre em contato com gabinete.machado@ifsuldeminas.edu.br
DIEGO DE OLIVEIRA CARVALHO

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/07/2016

Prezados, antes de mais nada, parabéns ao IF Sul de Minas pelo espírito empreendedor. Obrigado ao CaféPoint por divulgar este importante trabalho. Alguns colegas já fizeram questionamentos a respeito de preços, contato e produtividade. Eu também gostaria de ter estas informações. Fico no aguardo! Att
EUDAIR FRANCISCO MARTINS

BAURU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/07/2016

Favor informar telefone de contato e site da empresa que irá produzir a máquina, pois é um equipamento interessante.
MAXSUEL

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/07/2016

Digno de aplausos... Muito bom.
DOUGLAS FABIANO DE SOUSA NUNES

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 05/07/2016

Qual é a produtividade máxima (litros por hora) da máquina?



Parabéns aos idealizadores do projeto.
JOSÉ ARMANDO NOGUEIRA

BONITO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/07/2016

É digno de aplausos um equipamento que se sustenta, segundo a reportagem, em dois eixos básicos: a não utilização de água, portanto, de grande expressão de sustentabilidade ecológica, e redução de custos!



Agora pergunto, é possível ter uma ideia de quanto está custando no mercado de vendas esse material que é fruto de pesquisas da IFSULde MINAS, a quem parabenizo?



Agradeço se a Equipe CAféPoint puder informar esses detalhes. Obrigado.                       

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures