ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cresce a participação de cafés asiáticos no mercado global

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 19/01/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Dados sobre a participação dos cafés asiáticos no mercado global chamaram a atenção no último relatório do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), divulgado em dezembro de 2015. O grupo analisou dados da cafeicultura asiática para o projeto Campo Futuro, desenvolvido em parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Inteligência em Mercados (CIM).

Os números revelaram que em dez anos, entre as safras 2004/2005 e 2013/2014 a produção total de café no continente apresentou crescimento de 56,1%, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Como comparação, no mesmo período a produção mundial teve um aumento de 25,4%. De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre 2005 e 2014 a produção brasileira teve elevação de 37,6%. No período, a produção de café arábica na Ásia cresceu 46,7%, mas seu volume total é baixo em comparação com a oferta total desse tipo de grão, informa o texto do Bureau.

O destaque asiático é na produção da espécie robusta, que cresceu 57,3% e chegou a 43,1 milhões de sacas na safra 2013/2014. No arábica o continente teria produzido apenas 4,5 milhões de sacas, volume semelhante ao colhido por Honduras na mesma safra. O Bureau destaca que os três maiores produtores asiáticos de café são Vietnã, Indonésia e Índia. “No entanto, a análise do desempenho individual mostra que Índia e Indonésia cresceram pouco no período, 10,4% e 12,4% respectivamente, enquanto o Vietnã foi o principal responsável pela ampliação da oferta de cafés da Ásia ao dobrar sua produção (105,7%). Em 2013/2014 o Vietnã colheu 1,2 milhões de sacas de café arábica e 28,6 milhões de robusta”.

Por fim, o Bureau também situa a China como país com potencial para se tornar um grande produtor de café no cenário mundial. “No país, a cafeicultura está concentrada na província de Yunnan. Os dados disponíveis indicam que a área cultivada teria chegado a 125 mil hectares e as autoridades estimam que chegue a 167 mil em 2020. Dados da FAO, referentes à 2013, mostram uma produção de 1,95 milhão de sacas. As autoridades esperam que em 2020 sejam colhidas 4,1 milhões de sacas, o que já faria da China um dos maiores produtores de café do mundo. Ao contrário dos outros países do continente, em que predomina o cultivo de robusta, a cafeicultura chinesa cresce apoiada no café arábica”, relata o texto.

Confira, aqui, o conteúdo completo do último Relatório Internacional de Tendências Do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures