ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooxupé recebe 10% dos cafés previstos para entrada em 2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 13/07/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora
Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora


Por Thais Fernandes

Até o dia 3 de julho, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé) informou que sua colheita atingiu 21,88% de trabalhos concluídos. O CaféPoint conversou com técnicos da cooperativa para saber mais sobre as etapas e o avanço da colheita deste ano, além da qualidade do café na região.

Segundo a Cooperativa, considerando o início da colheita definido pela data de ocorrência da florada principal, na região de ação da Cooxupé ocorreram de 3 a 4 floradas. Os ciclos da atual colheita seguiram os seguintes rumos:

1ª- Primeiro decêndio de agosto – florada de baixíssima intensidade. Ocorreu predominantemente em ponteiros, em lavouras novas e lavouras podadas;
2ª- Início de setembro –florada de baixa intensidade;
3ª- Final de setembro – florada de média intensidade;
4ª- Final de outubro e início de novembro – na maioria das regiões esta foi a florada de maior intensidade.

De acordo com os técnicos da Cooxupé, em função deste ciclo, quando comparamos com anos anteriores, a maturação dos frutos atrasou entre 20 a 30 dias e, consequentemente, o início da colheita sofreu o mesmo atraso. Desta forma, a colheita efetiva iniciou-se, na maioria das regiões, no mês de junho.

Qualidade
Quanto à influência do clima na qualidade da safra colhida neste ano, a Cooperativa explica que as chuvas que ocorreram nos primeiros 20 dias de junho não prejudicaram o processo de colheita que ainda se encontrava em sua fase inicial.

Mesmo durante os processos de pós-colheita a Cooxupé afirma que “o volume de chuvas não foi suficiente para prejudicar significativamente o processo de secagem ou promover queda excessiva de frutos”.

Para se ter uma ideia do que as chuvas poderiam causar, nos dados levantados pela Cooperativa, em 2012 e 2013 a colheita iniciou-se efetivamente no mês de maio. “As chuvas que ocorreram em maio e junho além de prejudicarem o processo de colheita e secagem promoveram queda significativa de frutos. Em consequência disto, nestes anos o percentual de cafés de baixa qualidade aumentou consideravelmente”, avaliam os técnicos.

Já em 2015 ainda não há balanço fechado, mas a Cooperativa vem observando os produtos enviados até aqui. “Como a colheita está no início, a Cooxupé recebeu apenas 10% dos cafés previstos para entrar neste ano. Aproximadamente 75% são cafés bons e 20% médios. Uma boa avaliação da safra é feita a partir de 25% de entrada dos cafés na cooperativa”, informaram os responsáveis. A meta da Cooxupé para 2015 é receber até 4,6 milhões de sacas de café.

Confira nas tabelas, abaixo, as informações a respeito do andamento da colheita:

 

*Nas tabelas, as colunas % Colhida Cooperado 2015 diz respeito a área colhida entre os cafeicultores ligados à Cooxupé; e as colunas % Colhida Município 2015 informa a colheita nessas três regiões a colheita (incluindo os cooperados da Cooxupé e cafeicultores não cooperados).
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures