ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab projeta em 44,28 milhões de sacas a safra 2015/2016

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 09/06/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Foto ilustrativa: Felipe Gombossy/ Café Editora
Foto ilustrativa: Felipe Gombossy/ Café Editora 


Da redação

Em sua segunda estimativa, divulgada hoje (9/6), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta queda de 2,3% na safra 2015/2016 relação ao ano passado. A produção de café no Brasil foi prevista em 44,28 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado. O resultado, que considera a produção de arábica e conilon. Na safra passada, a Conab contabilizou um total de 45,34 milhões de sacas.

Conilon
O recuo se observa no café conilon, com uma queda de 13% devido a questões climáticas. A forte estiagem no período de formação e enchimento dos grãos, aliada às altas temperaturas na região produtora do estado do Espírito Santo, interferiram de maneira negativa na produtividade. Para o conilon, cuja produção contabiliza 11,35 milhões de sacas, representa 25,7% do total nacional e o Espírito Santo é o maior destaque, com uma produção de 7,76 milhões de sacas.

Arábica
Já o café arábica deverá apresentar um acréscimo de 1,9%, graças principalmente à evolução da cultura na Zona da Mata mineira e também na produção do Paraná que se recupera da forte geada de 2013. A produção de café arábica que corresponde a 74,3% do volume produzido no país, está estimada em 32,91 milhões de sacas. O maior produtor é o estado de Minas Gerais, com o volume estimado de 23,30 milhões de sacas.

Área

A área em produção é de 1,942 milhão de hectares, com uma queda de 0,2% ou 4,81 mil ha em relação à safra passada, quando chegou a 1,947 milhão. Minas Gerais concentra a maior área plantada de 975,27 mil de hectares, predominando a espécie arábica, com 98,64% do total no estado. Isso representa 50,2% da área cultivada no país. O estado do Espírito Santo ocupa a segunda colocação, com 433,27 mil hectares. O conilon capixaba cobre uma área de 283,05 mil ha.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLÁUDIO BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/06/2015

Depois de quase 30 anos tentado entender por que nenhuma entidade - brasileira ou não - consegue conferir, depois da colheita, qual foi a paridade de sua previsão de safra com a realidade da colheita, talvez esteja autorizado a dizer que tais previsões são exatamente o que parecem ser: um espetacular chute em qualquer direção, digno de um autêntico zagueiro-zagueiro.

O chato (desculpe-se pela cretina simplificação) disto tudo é que na arquibancada estamos nós, os produtores, que no máximo conseguimos assistir ao triste espetáculo protagonizado.

Cláudio Barbosa.   

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures