ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ceará retoma produção em região de café sombreado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 28/09/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

A busca por cafés de diferentes origens e regiões é uma constante para os especialistas e apreciadores da bebida. Mas graças a casos como o de uma região serrana no Estado do Ceará, ainda é possível ser surpreendido. No Maciço do Baturité, a cerca de 100 km da capital Fortaleza, o café volta a ter destaque enquanto cultura rentável.

Há algum tempo essa possibilidade era distante e só quem tinha acesso eram os próprios pequenos agricultores, que produziam apenas para consumo próprio. Com características próprias da região, a produção, agora, ganha novo fôlego. Há cerca de dois anos o Sebrae começou a trabalhar na revitalização da cultura na área do Maciço do Baturité. “O nosso objetivo é trabalhar para que estes produtores possam ter seus cafés reconhecidos como especiais”, ressalta o consultor e gestor do projeto do Agronegócio do Sebrae no Ceará, Alfredo Alves.

O Estado teve espaço próprio no estande do Sebrae na Semana Internacional do Café 2015, realizada em Belo Horizonte, entre os dias 24 e 26 de setembro, que destacou diversas regiões produtoras. “Nós trouxemos cafés de diferentes produtores para dar visibilidade a eles e, também, uma amostra específica que queremos levar a um provador que possa nos dar um retorno quanto a pontuação dele”. Hoje, cerca de 60 produtores participam do projeto de retomada da cultura e, segundo Alfredo, a meta é atender 75 cafeicultores até o fim deste ano.

Um dos cafés apresentados pelo estande foi o Café do Mosteiro, do Sítio Caridade dos Jesuítas

A maioria das produções possui características que podem levar ao reconhecimento como café orgânico. A produção, que divide espaço com uma área de Mata Atlântica, consiste em cultivo de café sombreado em sistema agroecológico. Por ser plantado consorciado com outras espécies, o café sombreado possui fertilização do solo através das folhas caídas das árvores que fabricam os húmus, fertilizando o solo de nitrogênio. O objetivo do Sebrae é buscar certificar o café da região como orgânico no menor prazo possível.

Origem produtora
De acordo com o Sebrae, nos anos de 1950 a cultura do café sombreado era bastante representativa na economia do Maciço, que chegou a exportar cerca de 30 toneladas de café orgânico certificado, produto diferenciado, com fortes características de comércio solidário.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JACKSON SOUZA DA SILVA

CAPELINHA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 30/09/2015

Materia muito boa , referente essa regiao do ceara pareçe ser uma regiao muito boa de cafes fino , ja degustei cafe dessa regiao cafe e bom mesmo Sr. Alfredo do sebrae fazendo belo trabalho dessa regiao , abraços de seu amigo jackson .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures