ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultura busca manejo mais preciso para evitar desperdício de água

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 16/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

A irrigação no momento exato. Esse tem sido um dos objetivos dos cafeicultores, em busca do manejo ideal para a planta e a sustentabilidade da produção. O diagnóstico é feito pelo gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo. “O produtor já está compreendendo que o ideal é utilizar a irrigação no momento exato de necessidade”, aponta.

Bartholo foi uma das autoridades que compôs a mesa de abertura do XVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento fez parte da programação da Feira Nacional de Irrigação (Fenicafé), que ocorreu em Araguari (MG) durante os últimos dias 3 a 5. O CaféPoint acompanhou diversas palestras sobre o tema, que ganhou ainda mais destaque com a crise hídrica dos últimos meses.

Em meio a discussões sobre a utilização da água pela agricultura, Bartholo falou com exclusividade sobre a importância de técnicas como o estresse hídrico controlado, que economiza até 30% de água da irrigação. “Os produtores tem buscado entender as fases cronológicas da lavoura, para poder trabalhar técnicas mais assertivas”, aponta o diretor.

Fotos: Gustavo Lima - CD / Câmara dos Deputados/ Divulgação
 
Fotos: Gustavo Lima - CD 


O processo do estresse hídrico controlado consiste na interrupção das irrigações durante 70 dias no período mais seco e frio do ano. (Leia mais aqui). Além da redução do uso de água e energia na irrigação, o que proporciona ganhos superiores a 33% de produtividade e melhoria na qualidade dos grãos, e economia no processo de colheita contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio café. Segundo Gabriel Bartholo, 80% dos cafeicultores já adotam esta técnica, que deve se destacar em tempos de racionamento de água e energia.

No caso do estresse hídrico controlado, o período de 70 dias sem utilizar a irrigação é uma oportunidade para fazer a manutenção e calibragem do equipamento. “Quando você dimensiona o volume de água necessário para sua área, sem considerar água de chuva, você precisa calibrar para a sua necessidade. Se você dimensionou sua necessidade, isso funciona independente da técnica utilizada – pode ser gotejamento ou aspersão, do jeito que você quer. A quantidade de água é a mesma”, explica Bartholo.

Política
“Nós temos também a preocupação com o seguinte: o cafeicultor não consome a água. As plantas utilizam essa água”, manifesta-se Bartholo. O gerente também ressaltou os rumos da crise hídrica e como o problema tem sido tratado com relação à agricultura. “Se você restringir a água na agricultura, restringe a produção de alimento. Isso é uma política errada, no meu ponto de vista, e sempre vai ter consequências”, comentou.

A orientação dos profissionais, segundo Bartholo, é manejar bem o sistema de irrigação, fazendo as manutenções e adequando a lâmina d’água para que a irrigação esteja na medida necessária. “O produtor é esperto. Ele está aprendendo a manejar o seu sistema, evitando utilizar a água em excesso”, explica o diretor que prossegue, “Não é você restringir a água na agricultura que vai resolver. Isso reduz produção e eleva o preço tende a aumentar”, opinou ele, que defende uma política para equacionar a necessidade consumo de água para cada setor da sociedade para se chegar a um consenso dentro desta utilização. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures